Última alteração: 2015-08-03
Resumo
A desvalorização, tanto pelos governos quanto pela sociedade, dos professores que atuam na Educação Básica tem levado o jovem a optar por não escolher esta profissão. O objetivo desta pesquisa é identificar quem pretende ser professor dentre estudantes do 3º ano do Ensino Médio e quais as condições necessárias para que estes alunos prossigam nesta direção. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com respostas múltiplas, utilizando-se uma escala com valores que variavam de 0 a 8, no qual o aluno manifestava sua opinião sobre o seu interesse e as condições de oferta de um determinado curso. O questionário foi aplicado em 27 escolas públicas e particulares com sede em Leopoldina, Cataguases e outras cidades da região. Os 980 alunos que participaram da pesquisa responderam também um questionário socioeconômico. Os resultados parciais mostram que um grande percentual destes alunos teria a predisposição de dedicar-se em tempo integral a um curso de licenciatura se recebesse uma bolsa de estudos, no valor adotado atualmente para a iniciação científica. Uma análise mais ampla e aprofundada dos questionários pode permitir que novos resultados sejam obtidos com a possibilidade de publicação de artigo em evento da área de Ensino.