Última alteração: 2015-08-17
Resumo
Com o intuito de ampliar as discussões sobre os processos de aprendizagem e avaliação em Português Língua Estrangeira (PLE) e contribuir para os estudos da Linguística Aplicada, este trabalho apresenta resultados do projeto "A avaliação da proficiência escrita no exame Celpe-Bras: a interlocução em foco", vinculado ao Programa Jovens Talentos para Ciência-Capes. O Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em PLE reconhecido oficialmente. O Exame, de natureza comunicativa, avalia a competência do examinando pelo seu desempenho em quatro tarefas que se aproximam a situações de uso concreto da língua. Esta investigação, que se inscreve numa abordagem qualitativa de análise documental, mas que também se pautará em análise de dados quantitativos, analisou a construção argumentativa nos textos de hispanofalantes que se submeteram ao exame. Os textos selecionados foram analisados à luz do construto que rege o Celpe-Bras, e sob a visão semiolinguística de Charaudeau (2008). Como resultados, a pesquisa apresenta estratégias empregadas pelos examinandos na tentativa de cumprimento do propósito das tarefas, além de enumerar e descrever problemas linguísticos que comprometem o desempenho no exame. Os resultados indicam que a construção e organização da interlocução é ponto chave para a produção de textos considerados proficientes no Celpe-Bras.