Última alteração: 2015-07-21
Resumo
A motivação é de difícil definição. Muitas vezes, é alcançada por meio de algum benefício que o indivíduo venha a receber. É também importante para que este indivíduo não perca fé na sua caminhada e não desanime. Foi colocada como hipótese a perda da motivação por alguns alunos do terceiro ano da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPT), mesmo que muitos ingressem motivados no primeiro ano. O percurso motivacional foi investigado por meio de entrevistas realizadas com dois alunos de EPT: um do primeiro ano e outro do terceiro. As entrevistas foram transcritas e analisadas pelo método de análise de conteúdo, que consiste em encontrar um conteúdo que tenha ficado “entrelinhas” na fala do aluno, por exemplo. Feita esta análise, foram identificados fatores convergentes e divergentes na vida dos estudantes entrevistados. Ficou explícita a perda de satisfação do aluno do terceiro ano. Algumas hipóteses foram colocadas como causadoras desta perda, como a grande carga de aulas semanais da instituição de EPT investigada, o número excessivo de provas e trabalhos e o pouco tempo disponível para a realização destes. Este estudo foi importante para pensar uma escola em que os alunos não percam sua motivação, mas tenham-na instigada ainda mais.