Última alteração: 2015-07-27
Resumo
O projeto “A Trajetória Acadêmica De Dois Grupos De Alunos: Reserva De Vagas E Ampla Concorrência No CEFET-MG Unidade Contagem” teve como finalidade refletir sobre a implantação da política obrigatória de reserva de vagas para os alunos dos cursos técnicos de nível médio, ingressantes em instituições federais, regulamentado pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Tratou-se de uma pesquisa comparativa entre a trajetória acadêmica de dois grupos de alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Um grupo com entrada por meio da reserva de vagas - sociais e raciais – e o outro grupo de ingressantes pela ampla concorrência. A metodologia utilizada fundamentou-se nos princípios da pesquisa qualitativa e teve inspiração na etnografia, apesar de se ter clareza de não se tratar de uma pesquisa etnográfica, mas por considerar a relevância da sua dimensão sociocultural. Por fim, cabe dizer que a pesquisa se finalizou tendo como resultado um relatório no qual se analisam os dados das entrevistas dos alunos entrevistados, por meio do qual pode-se notar que ainda há uma não equivalência entre os dois grupos pesquisados.