Última alteração: 2015-07-27
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as trajetórias escolares de estudantes afro-brasileiros (as) matriculados (as) na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) e no Ensino Superior (ES) no CEFET-MG, identificando as estratégias utilizadas por estes alunos (as) para inserir-se no CEFET-MG e os caminhos escolares percorridos até o ingresso na instituição. Para isso o projeto tem como meta realizar análise documental sobre as políticas de ação afirmativas nas instituições federais, analisar as especificidades e desafios da implementação de atividades e projetos sobre os estudos de gênero e diversidades na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, fazer um estudo do perfil dos estudantes afro-brasileiros (a) que entram no CEFET-MG por meio das cotas sociais e raciais, acompanhar atividades do NEAB e do NEGED. Os procedimentos metodológicos previstos são os seguintes: Analise do banco de dados da COPEVE; Analise dos registros de matricula para definir os (as) estudantes a serem pesquisados (as). Serão selecionados prioritariamente os (as) jovens autodeclarados (as) afro-brasileiros (as), oriundos de escolas publicas, levando em consideração o gênero, a renda e a região em que vivem. Serão utilizados questionários para o estudo do perfil desses (as) estudantes; Entrevistas semiestruturadas para compreender da trajetória junto a técnicas de história oral. Como considerações finais, pode-se apontar que esta pesquisa, ainda em processo de conclusão, tem fornecido dados que estão contribuindo para traçar e melhor compreender os caminhos percorridos por alguns jovens do sexo feminino e masculino, até o ingresso no CEFET-MG, seja no nível médio ou superior.