Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, XI Semana de Ciência & Tecnologia 2015 - CEFET-MG

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Cultura de consumo (CCT) e contexto de cafés especiais: um mapeamento das publicações nacionais e internacionais
Ronan Torres Quintao, Mariana Duarte Silva, Izabela de Matos Bonifácio, Caroline Cordeiro Arruda

Última alteração: 2015-07-21

Resumo


Este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica dos livros e artigos (publicados nos principais periódicos nacionais e internacionais assim como também nos congressos nacionais) relacionados com cultura de consumo (CCT: consumer culture theory) e com o contexto de consumo de cafés especiais. Para a pesquisa dos artigos publicados internacionalmente, foi utilizado como referência o principal periódico da área: Journal of Marketing.  Nacionalmente, foram consultadas todas as revistas classificadas pelo Qualis (sistema de classificação de periódicos) da CAPES. Como base de dados e ferramenta de busca para obtenção dos artigos e livros, foram utilizados o Scielo, Spell e Google Acadêmico. As palavras chave utilizadas na busca foram: “consumer culture theory”, “CCT”, “café especial” , “consumo de café especial” e “cultura de consumo de café especial”. Depois de intensa busca nas principais bases de dados acadêmica, foram obtidos, em relação à cultura de consumo, 862 artigos nacionais que depois de analisados um a um, chegou-se a 284 artigos. Além disso, foram obtidos 204 artigos internacionais e 165 livros internacionais. Sobre consumo de cafés especiais, foram obtidos 37 artigos nacionais. Como resultados iniciais, a pesquisa pôde identificar que nacionalmente a cultura de consumo começou a ser abordada por autores brasileiros a partir da década de 70. Nesta época apenas 1 artigo do campo de pesquisa da CCT em média era publicado por ano. Entretanto, em 2012, 2013 e 2014 foram publicados, 39, 40 e 39 artigos, respectivamente. A maioria dos artigos (284) foram publicados em periódicos que recebem da CAPES classificação B1, B2, B3, ou mesmo sem classificação no QUALIS. Trinta e seis artigos publicados possuem classificação A2. A Revista de Administração de Empresas (RAE) e a Revista de Marketing (REMARK) foram os dois principais periódicos utilizados pelos pesquisadores do campo da CCT para publicarem suas pesquisas. Foram encontradas palavras que se destacam na CCT durante a análise, como exemplo: “cultura”, “identidade”, “relações sociais”, “etnografia”. Nesta primeira etapa, foi realizado um mapeamento dos artigos nacionais e internacionais para a realização da segunda etapa, que consistirá na imersão em campo, utilizando o método de entrevista em profundidade com os consumidores e profissionais da área de café especial e observação participante dos rituais de consumo.


Palavras-chave


Café. Café e consumidor. Cultura de consumo do café - Café - Ritual - Apreciação