Última alteração: 2015-09-03
Resumo
Evidencia-se uma grande carência de estudos específicos com o recorte de gênero na produção e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos no meio acadêmico. Por este motivo, as contribuições das mulheres na conquista de igualdade de oportunidades ficam subsumidas principalmente nas áreas técnicas e tecnológicas, uma vez que são raras as pesquisas que abordam a perspectiva das mulheres pesquisadoras. Especificamente no CEFET-MG, instituição secular de ensino e pesquisa nas áreas de C&T, há uma predominância histórica de professores pesquisadores do sexo masculino, produtores de conhecimentos científico e tecnológico, tanto em seus programas de pós-graduação, quanto nos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. No entanto, nos últimos anos é crescente a inserção das mulheres professoras doutoradas nessa Instituição, com expressiva participação na produção de conhecimentos em C&T. Este artigo, derivado de uma pesquisa ainda em andamento no Grupo de Pesquisa em Formação e Qualificação Profissional – FORQUAP, do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, está inserido nessa discussão emergente da participação das mulheres na produção científica e tecnológica e apresenta um levantamento documental da produção e divulgação científica e tecnológica das pesquisadoras docentes dessa instituição, objetivando problematizar a baixa inserção das mulheres nas áreas tecnológicas e, sobretudo, dar visibilidade à participação das pesquisadoras na produção e divulgação do conhecimento científico e tecnológico.