Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, XI Semana de Ciência & Tecnologia 2015 - CEFET-MG

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Situação da Disciplina de Química Analítica Qualitativa nas IES’s Brasileiras em 2014
Terezinha Ribeiro Alvim, Roberta Gonçalves Neto

Última alteração: 2015-07-23

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi levantar a situação atual do ensino da Química Analítica Qualitativa Clássica nos cursos superiores de Química do Brasil dez anos depois da realização da primeira pesquisa sobre o tema. Para tal analisamos os currículos e os programas das disciplinas de Química Analítica de 77 cursos superiores de Química. A análise dos dados obtidos mostrou que que houve uma pequena diminuição do número de cursos que mantêm este conteúdo em seus currículos. O resultado mais notável foi que a “análise clássica de ânions e cátions” não é conteúdo exclusivo de uma disciplina na grande maioria dos cursos ao contrário de dez anos atrás. Enquanto há dez anos a maioria dos cursos tinham este conteúdo como único do programa da disciplina, atualmente observamos que a disciplina Química Analítica Qualitativa foi substituída pela Análise Química, que inclui em seu programa tópicos da Análise Qualitativa e Quantitativa Clássica. Conclui-se que há uma tendência a excluir este conteúdo da parte obrigatória do currículo nos cursos superiores de Química.

Palavras-chave


Química analítica qualitativa. Currículo. Ensino superior.