Última alteração: 2015-07-23
Resumo
O trabalho propôs o uso de testes da análise química qualitativa em atividades didáticas para ensinar equilíbrio químico no ensino médio. A análise qualitativa clássica não tem mais aplicação industrial desde o surgimento das técnicas instrumentais. No entanto, como sua base teórica compreende principalmente a teoria de equilíbrio químico, é possível aplicá-la no ensino de tal matéria, auxiliando na aprendizagem deste conteúdo. Construiu-se uma atividade de ensino sobre equilíbrio químico envolvendo procedimentos da análise química qualitativa que foi aplicada a uma turma do ensino médio. A aprendizagem dos estudantes foi avaliada pela análise das respostas a um pré e pós - teste sobre o conteúdo da atividade realizada. A aplicação da atividade apresentou problemas como, o tempo para realização e o número grande de estudantes (uma turma completa do 2º ano) que não permitiram que conclusões pudessem ser tiradas sobre a aprendizagem facilitada pelos experimentos. Mas a experiência foi válida para verificarmos e corrigirmos as falhas observadas. Pretende-se aplicar a atividade com modificações a um pequeno grupo de estudantes no segundo semestre de 2015.