Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, XI Semana de Ciência & Tecnologia 2015 - CEFET-MG

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Avaliação da aprendizagem em laboratório de Química
Terezinha Ribeiro Alvim, Diogo Emerson Leite de Carvalho

Última alteração: 2015-07-23

Resumo


O desenvolvimento de habilidade técnica em laboratório é um dos objetivos dos cursos de Química e sua avaliação apresenta-se como um desafio aos professores. A ausência de critérios específicos indica que a avaliação do desempenho no laboratório é resultado da impressão que o professor forma do estudante. Esta pesquisa teve como objetivo a construção de um instrumento para avaliação da habilidade técnica de preparo de soluções usando o Modelo Rasch. Baseado no procedimento padrão da técnica construiu-se um “check list” usado para avaliar quantitativamente a habilidade dos alunos. Foram realizadas observações nas aulas experimentais além da filmagem dos alunos preparando uma solução. Os vídeos foram cuidadosamente assistidos e analisados. Fez-se o tratamento Rasch dos dados verificando-se que estes não se ajustaram ao modelo mesmo depois de várias tentativas diferentes de ajuste dos dados indicando que o instrumento precisava ser profundamente modificado. Uma provável explicação é que os alunos acertaram e erraram os mesmos itens. Pretende-se agora, analisar os dados qualitativamente para verificar a aprendizagem da técnica ao longo das semanas de ensino. Então o modelo a ser tratado daqui para frente terá uma outra abordagem estatística, a ser discutida posteriormente.

Palavras-chave


Laboratório escolar. Desenvolvimento de habilidade técnica. Modelo Rasch.