Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, XI Semana de Ciência & Tecnologia 2015 - CEFET-MG

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Releituras de contos de fadas por videogame: a ampliação e modificação do conceito de narrativa e de sua interação com o leitor
Marta Passos Pinheiro, Filipe Alves de Freitas, Sabrina Ramos Gomes

Última alteração: 2015-08-30

Resumo


Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar a forma como a narrativa dos contos de fadas vem sendo apropriada por jogos digitais. Investigaremos a hipótese de que os contos de fadas vêm passando por releituras que têm modificado não apenas a própria natureza da narrativa, mas também o público leitor alvo e a forma de interação leitor e obra. Para essa investigação, está sendo analisado o jogo de videogame The wolf among us, lançado pela Telltale. Pretende-se identificar e analisar as características específicas dos gêneros estudados, assim como analisar sua estrutura narrativa, temática e interação leitor-obra. Pretende-se ainda comparar as narrativas, analisando a presença da intertextualidade. Como principal fundamentação teórica desta pesquisa, destacamos: os estudos sobre literatura infantil de Peter Hunt; os estudos sobre contos de fadas, suas adaptações e releituras de Diana Corso e Mário Corso; os estudos sobre jogos digitais de Juul, de Murray e de Ryan. A interação leitor-obra está sendo investigada a partir da análise do “autor-modelo” e do “leitor-modelo”, conceitos desenvolvidos por Eco. A pesquisa proposta contribuirá para a ampliação dos estudos sobre narrativa e novas mídias, destacando-se nas investigações recentes sobre a linguagem dos jogos digitais.


Palavras-chave


Contos de fadas. Videogame. Narrativa.