Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, XI Semana de Ciência & Tecnologia 2015 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
Igualdade de Gênero em Cursos de Tecnologia da Informação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Karla de Souza Torres, Kaciana Fernandes Alonso, Maria Adélia da Costa, Laura Layanne Fernandes Gonçalves, Rafaela Cruz Marques

Última alteração: 2015-08-05

Resumo


Os cursos superiores de Tecnologia da Informação (TI) no país sofrem reduções nas matrículas de mulheres desde a década de 80, ficando essas abaixo de 20% do total nos últimos anos. Na carreira profissional, as mulheres representam 19% dos profissionais de TI. Atualmente existem poucos trabalhos e bibliografias especializadas, principalmente no estado de Minas Gerais, sobre a presença de mulheres nessa área, juntamente com a as carreiras de Ciência e Tecnologia (C&T). Para minimizar e otimizar essa lacuna, identificamos como objetivo desse projeto o diagnóstico da desigualdade de gênero nos cursos de TI do CEFET-MG, bem como a promoção de ações que possam minimizar essa desigualdade. Os resultados preliminares mostram que o percentual de mulheres matriculadas em cursos de TI nos últimos 10 anos não ultrapassa 45% no nível técnico e 25% no nível superior. Nos últimos 3 anos o nível técnico apresentou um máximo de 29% de mulheres matriculadas nesses cursos. Já o superior apresenta queda acentuada de matrículas femininas nesse período, tendo apresentado apenas 8% de matrículas femininas no ano de 2015. Desta forma, esses resultados apontam para a desigualdade de gênero nos cursos de TI do CEFET-MG, confirmando o cenário previsto pelas bibliografias especializadas sobre o assunto.

 


Palavras-chave


Igualdade de gênero. Tecnologia da Informação. Mulheres.