Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, XI Semana de Ciência & Tecnologia 2015 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS PARA APOIO DIDÁTICO PEDAGÓGICO AO ENSINO DE CONTEÚDOS DE ESTÁTICA
Almir Kazuo Kaminise, Fernanda Chaves Donato

Última alteração: 2015-08-03

Resumo


Segundo a Comissão de Evasão e Repetência do Cefet-MG, a dificuldade de compreender o comportamento de estruturas dos sólidos nas disciplinas teóricas tem contribuído de forma significativa com a reprovação e evasão dos alunos de cursos técnicos e até mesmo de graduação. Nesse sentido, é grande o interesse em inverter esta situação o que leva à busca por alternativas para melhorar o aprendizado. A utilização de modelos como ferramentas complementares didático-experimental às aulas de Resistência dos Materiais pode levar o aluno ao desenvolvimento de habilidades de raciocínio e a possibilidade da comprovação visual e real do efeito da aplicação de esforços. O objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de protótipos destinados à verificação experimental de atividades teóricas dos conteúdos de Estática, como parte introdutória de Resistência dos Materiais, visando à comprovação experimental do estudo de duas grandezas fundamentais: soma e a decomposição de uma força; momento de uma força e momento de um sistema de forças (Teorema de Varignon). Os resultados obtidos com esses dispositivos são muito próximos dos resultados de cálculos teóricos, indicando que o seu uso no ensino desses conteúdos podem ser de grande valia para a compreensão e aprendizado dos alunos.


Palavras-chave


Metodologia. Estática. Resistência dos materiais.