Última alteração: 2015-07-23
Resumo
O objeto de estudo do presente projeto de pesquisa são os usos da leitura e da produção de gêneros acadêmicos orais e escritos como elementos constituintes das práticas docentes desenvolvidas nos cursos superiores de engenharia. Ocupa-se, nesta investigação, das práticas desenvolvidas pelos professores das disciplinas técnicas/específicas do curso de Engenharia Mecatrônica do campus Divinópolis do CEFET-MG. Nesse contexto, as ementas e os programas das disciplinas em questão foram objeto de uma análise minuciosa, buscando identificar referências a gêneros acadêmicos orais e escritos nas estratégias pedagógicas ali enunciadas. Realizou-se, ainda, aplicação de um questionário com questões objetivas e abertas a todos os professores das disciplinas técnicas/específicas da formação do engenheiro, objetivando apreender dados que permitissem identificar a inserção dos gêneros orais/escritos nas práticas docentes desenvolvidas no curso. Os resultados da investigação apontam o alinhamento do curso de engenharia em questão com a expectativa que gerou o projeto, permitindo identificar que o trabalho com os gêneros acadêmicos ocorre em momentos muito específicos do curso.