Última alteração: 2015-08-17
Resumo
O ambiente virtual do jogo de computador World of Warcraft, da categoria MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) é o foco desta pesquisa. Analisamos a interação linguística entre jogadores brasileiros falantes de português no jogo. Atualmente, o WoW possui cerca de dez milhões de jogadores, que conhecem e produzem suas próprias referências e mantêm uma forma de comunicação específica, formando uma comunidade que produz novo vocabulário e expressões próprias. Esta pesquisa – de cunho etnográfico – analisou o processo de formação e a construção de um vocabulário entre os jogadores, a fim de compreender a formação de palavras por meio do “aportuguesamento” de termos do jogo , este originalmente em inglês. O conjunto de dados dos registros de comunicações escritas foram coletadas pelas ferramentas de chat dos servidores do jogo, nas quais se fez, em seguida, uma análise do comportamento linguístico dos participantes. Identificamos alguns elementos como: uso de neologismos por empréstimos, empréstimo lexical, uso de siglas, estrangeirismos, truncação ou abreviação vocabular, importação de palavras e derivações relacionadas aos empréstimos linguísticos. Apoiamo-nos em questões gramaticais do português, com aporte teórico dos estudos morfológicos, além de discutirmos as relações entre linguagem, tecnologias e interação.