Última alteração: 2015-08-26
Resumo
As autoridades em conjunto com os engenheiros de tráfego têm desenvolvido e implementado várias técnicas para tentar suprir de forma satisfatória as demandas existentes para os passageiros urbanos, como por exemplo através de estímulo à maior ocupação de veículos, utilização de transporte público, rodízios de veículos, trabalhos remotos, estacionamentos rotativos, multas por infração das leis de trânsito e etc, mas ainda assim, devido à expansão do tráfego rodoviário as cidades continuam a enfrentar os mesmos problemas. Uma rede de transporte pública eficiente é capaz de estimular os habitantes urbanos a diminuir o transporte em veículos próprios, o que consequentemente, melhoraria as condições de tráfego, a qualidade do ar nas cidades, diminuição do número de acidentes, redução significativa no número de atrasos, diminuição dos custos de transporte, entre outros. Este trabalho utilizou técnicas heurísticas e metaheurísticas paralelizadas e/ou heterogenizadas para gerar soluções satisfatórias para o problema. Ao término dos exprimentos, os resultados parciais indicaram forte evidência de boas soluções obtidas em tempo computacional razoável através da metaheurístca “Biased Random Key Genetic Algorithm”, o qual foi codificado para paralelização em ambiente de memória compartilhada e também de forma heterogênea através da utilização de GPU.