Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, XI Semana de Ciência & Tecnologia 2015 - CEFET-MG

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O contexto de situação dos gêneros digitais utilizados pelos estudantes do CEFET-MG
Maria Raquel Andrade Bambirra, Marcos Racilan Andrade, Rayan Laurindo Braga

Última alteração: 2015-08-17

Resumo


Com o objetivo de subsidiar uma nova forma de se trabalhar o inglês no CEFET-MG, este projeto de pesquisa volta-se para a delimitação do contexto de situação dos gêneros factuais digitais utilizados por estudantes de 1º ano dos cursos técnicos diurnos da instituição. Uma vez selecionados os dez gêneros digitais mais recorrentes na lida diária desses estudantes, pretendemos delimitar as suas principais marcas com base em Hasan (1989), ou seja, analisá-los à luz da teorização da Escola de Sydney e explicitar os elementos obrigatórios, os opcionais e os recursivos em cada um. arece urgente e necessário que a escola regular busque formas de ensinar as línguas estrangeiras de maneiras mais contextualizadas, por meio do uso de abordagens via gêneros (BAMBIRRA, 2004), que fomentem o desenvolvimento de autonomia e de cidadania, apoiadas por iniciativas que foquem o desenvolvimento dos multiletramentos pelos estudantes (CO E e KALANTZIS, 2012) de tal forma a lhes permitir participar das práticas sociais mediadas pelos diversos textos digitais que circulam no âmbito pessoal e profissional. Num cenário em que o acesso dos estudantes do CEFET-MG às tecnologias digitais é maior a cada dia, podemos presumir que o repertório dos seus gêneros factuais digitais também aumenta consideravelmente. Sendo assim, acreditamos que esta pesquisa pode fornecer subsídios para melhor informar a prática pedagógica de nossos professores.

Palavras-chave


Multiletramentos. Ensino e aprendizagem de inglês como LE. Abordagem via generos textuais.