Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, XI Semana de Ciência & Tecnologia 2015 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
Elaboração e Aplicação de Glossário Etimológico para Ensino de Biologia
Leila Saddi Ortega, Letícia Hernandes Rocha, Leandro Alves Ferreira

Última alteração: 2015-08-17

Resumo


As terminologias biológicas representam, muitas vezes, o grande empecilho para compreender e estudar as variadas estruturas e funções que formam os seres vivos. Quantos termos são possíveis identificarmos ao descrevermos estruturas, processos ou fenômenos estudados na biologia. A grande maioria dos termos biológicos apresenta sua origem a partir de radicais do Grego ou Latim, o que, muitas vezes são regenerados em termos desconhecidos. Neste trabalho foi feita pesquisa bibliográfica para construção de um glossário que reúne um número significativo de termos etimológicos e seus respectivos significados e exemplificações, utilizadas nas aulas de Biologia dos cursos técnico/médio do CEFET/MG. Como forma de aplicar este conhecimento, um jogo etimológico foi elaborado e aplicado a um grupo de alunos do ensino técnico integrado. Os resultados indicam que o domínio da origem destes radicais e o conhecimento de seus significados é determinante para inferir as definições biológicas de diferentes conteúdos da disciplina de biologia, mesmo sem conhecê-las previamente. Esta atividade didático-pedagógica é uma ferramenta que auxilia o processo de ensino-aprendizagem por ser uma atividade lúdica, participativa e construtiva, que facilita o aprendizado significativo em detrimento ao aprendizado por memorização.

Palavras-chave


Ensino de Biologia; Glossário Etimológico; Jogo Etimológico