Última alteração: 2015-08-17
Resumo
Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento dos gêneros textuais a serem utilizados no ensino de língua estrangeira em disciplina da área técnica de um curso do CEFET-MG. O curso escolhido foi o de Hospedagem e a língua estrangeira, o inglês. A identificação dos gêneros textuais a serem ensinados aos alunos do curso técnico do CEFET-MG teve como norte a frequência que estes gêneros são utilizados na atuação profissional dos técnicos formados. Para isto, foram feitos questionários que ofereciam aos entrevistados uma breve conceituação teórica sobre gêneros textuais, e uma lista com nomes de gêneros textuais, orais e escritos, próprios da área de hospedagem. Além disto, o questionário ofereceu a opção de inserção de gêneros textuais que não estavam listados no questionário.
Finalizados os questionários, foram identificados os informantes deste estudo: profissionais da área de hospedagem, docentes atuantes no curso técnico e corpo discente. Com os dados dos informantes foram elencados os quatro principais gêneros textuais escritos e quatro gêneros textuais orais. Os gêneros identificados foram divididos em sub-gêneros e foi feito um trabalho de descrição das características de cada gênero textual listado.
Os resultados obtidos podem auxiliar professores de língua estrangeira que utilizam a abordagem de gêneros textuais nas suas práticas docentes a utilizarem gêneros textuais mais próximos da área do curso do aluno, fazendo com que este comece a experienciar situações discursivas em língua estrangeira que ele/ela irá encontrar na área de atuação profissional do seu curso.