Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

Tamanho da fonte: 
Formação de palavras e interação no game “World of Warcraft”
Ana Elisa Ribeiro, Priscilha Sansão Alves de Oliveira

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


World of Warcraft é um MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) que combina elementos de narrativas, cumprimento de tarefas, criação de itens, batalhas e convivência com outros jogadores, em um ambiente virtual. Atualmente, o WoW possui cerca de dez milhões de jogadores, que conhecem e produzem suas próprias referências e mantêm uma forma de comunicação específica, formando uma comunidade que produz novo vocabulário e expressões próprias. Entre os jogadores de língua portuguesa, o processo de “aportuguesamento” de palavras é evidente. Esta pesquisa – de cunho etnográfico – analisa o processo de formação e a construção de um vocabulário entre os usuários do WoW, a fim de compreender o processo de formação de palavras por meio do “aportuguesamento” de termos do jogo (que é originalmente em inglês). A coleta de dados dos registros de comunicações escritas foi feita nas ferramentas de chat dos servidores do jogo. Apoiamo-nos em questões morfológicas e gramaticais do português, com aporte teórico em linguística (morfologia e sociolinguística), além de discutirmos as relações entre linguagem e tecnologias. Com isso, pretendemos ter contribuído para os estudos de morfologia da língua, além de nos aprofundarmos nas relações entre a cultura, a linguagem e tecnologias.

Palavras-chave


Morfologia. Aportuguesamento. World of Warcraft