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O uso do inglês na seção de moda da Revista Glamour
Maria Isabel Rios de Carvalho Viana, Erilda Mendonça, Iânila Itaici Ulhoa

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


Com o mundo globalizado, é muito comum encontrarmos o uso de termos em inglês em diversas áreas ligadas à tecnologia, como a informática, por exemplo. O mundo da moda também sofre essa influência de palavras estrangeiras, principalmente do inglês. É recorrente em seções de moda termos como look, make-up, nailart, animal print. Observando esse fenômeno, este trabalho faz uma análise e um estudo dos termos em inglês encontrados na revista Glamour, buscando entender a forma como  são usados e o efeito de sentido que provocam. Para tal, foram usadas sete edições da revista e selecionados 100 termos, cujas definições foram organizadas em um glossário. A partir desse glossário foi possível separar três grupos, observando semelhanças nas características de uso e significados: termos com correspondência em português,  termos sem correspondência na língua portuguesa ou que possuem uma história originalmente inglesa ou americana e termos usados tendo como principal objetivo a sofisticação. O uso da língua inglesa na revista Glamour vai muito  além do  uso de uma língua global para uma melhor interação mundial. É também uma estratégia da indústria cultural para vender seus produtos, transmitindo por meio desses uma ideia de superioridade, refinamento e elegância. Trata-se de uma forma de alimentar informações aos leitores-consumidores que exigem matérias e editoriais com influências dos grandes centros mundiais de economia, cultura e comportamento.

 


Palavras-chave


Estrangeirismo. moda. inglês