Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

Tamanho da fonte: 
SIMULAÇÃO, ANALISE E CONSTRUÇÃO DE UM AMPLIFICADOR DE POTÊNCIA PARA FAIXAS DE FREQUÊNCIA ULTRA-LARGAS, PARA APLICAÇÕES EM COMUNICAÇÕES DE DADOS DIGITAIS E TRANSMISSÃO DE ENERGIA SEM FIO.
Sandro Trindade Mordente Gonçalves, Emerson de Souza Costa, Thomás Alves Bragança, Alice Costa Fonseca, Tales Geraldo Pereira Silva

Última alteração: 2014-08-25

Resumo


Esse projeto de desenvolvimento científico e tecnológico teve como objetivo pesquisar, simular e construir amplificadores de potencia (Power Amplifier - PA). A princípio esses amplificadores serão desenvolvidos para serem usados em circuitos e antenas que utilizam a UWB (Ultra Wideband), que é uma tecnologia emergente, sem fio, capaz de transmitir altas taxas de dados ao longo de um amplo espectro de frequência e que vem sendo uma das mais promissoras para a comunicação em redes sem fio de curto alcance. Uma aplicação para o uso de um PA na tecnologia UWB, é a WPT (wireless power transmission), que é uma tecnologia de transmissão de energia sem fio, que vem crescendo nos últimos anos e possui vastas aplicações. Esses amplificadores podem ter outras aplicações, pois uma vez projetados para a transmissão UWB, são capazes de trabalhar com altas frequências, de 3 a 10 GHz e com pouco consumo de energia elétrica. O projeto focou também em pesquisar componentes eletrônicos simples e de baixo custo, para executar a construção dos amplificadores. Após todo o seu projeto e construção, foram efetuados todos os testes necessários para a validação da eficiência de suas características. As antenas e o circuito foram adequadamente simulados. Após a simulação, foram construídos. Até o momento, o circuito construído apresentou ganho baixo, diferente da simulação. Portanto, a construção ainda necessita de aprimoramentos já que os componentes são de superfície, de alta frequência, o que dificulta o processo de construção.


Palavras-chave


Amplificador de potencia de RF. UWB. Transmissão de energia por pulsos estreitos.