Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

Tamanho da fonte: 
A recepção por professores dos livros didáticos do PNLD na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) do CEFET-MG
Renato Caixeta da Silva, Mara Lúcia Panicali de Oliveira A. Pereira

Última alteração: 2014-08-22

Resumo


Esta proposta apresenta informações sobre como professores têm avaliado, em uso, os livros didáticos provenientes do PNLD no CEFET-MG. Esta é uma investigação qualitativa, justificada pela necessidade de pesquisas sobre livros didáticos envolvendo seus receptores, a relevância do livro didático em geral, a importância do PNLD como política pública, e algumas características do CEFET-MG. Usa-se questionário como procedimento de coleta de informações, o qual foi enviado aos coordenadores de áreas por correio eletrônico para que fossem respondidos e reenviados para o pesquisador. São analisados os dizeres de docentes com base no Sistema de Avaliatividade (Martin & Rose, 2003; Martin & Rose, 2007; Martin & White, 2005), pois o objetivo é estudar atitudes de professores sobre estes livros. Espera-se que melhor e mais ampla compreensão de um aspecto do ensino no CEFET-MG (o material didático). Outras contribuições são: subsidio para outras pesquisas e integração com investigações similares, como a que atualmente é executada com bolsa BIC-Jr e relacionada ao uso de livros de línguas usados em outras escolas; além de poder contribuir com informações para o PNLD; e promover integração entre ensino e pesquisa.



Palavras-chave


livro didático ,PNLD, Ensino Médio