Última alteração: 2014-08-23
Resumo
Esta pesquisa apresenta informações sobre como alunos tem avaliado os livros didáticos provenientes do PNLD no CEFET-MG. Esta investigação e visa à construção de conhecimentos a partir do uso da linguagem. A proposta é justificada pela necessidade de pesquisas sobre livros didáticos envolvendo alunos, pela relevância do livro didático na Educação em geral, pela importância do PNLD como política pública, e algumas características do CEFET-MG. A pesquisa é qualitativa e para a coleta de informações usou-se questionário respondido pelos alunos expressando suas avaliações sobre os livros de diferentes disciplinas do Ensino Médio. Os dizeres desses discentes foram analisados com base no Sistema de Avaliatividade (Martin & Rose, 2003; Martin & Rose, 2007; Martin & White, 2005), derivado de estudos abrangentes da Linguística Sistêmico-Funcional. Os dados permitem compreender como alunos veem esse material didático, e contribui com um projeto maior cujo objetivo é estudar as avaliações dos receptores desse material didático. Outras contribuições previstas podem ser o subsidio para pesquisas sobre esse material em geral, pesquisas envolvendo seus destinatários finais; informações para o PNLD