Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

Tamanho da fonte: 
A recepção por alunos dos livros didáticos do PNLD na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) do CEFET-MG
Renato Caixeta da Silva, Giulia Sampaio Piazzi

Última alteração: 2014-08-23

Resumo


Esta pesquisa apresenta informações sobre como alunos tem avaliado os livros didáticos provenientes do PNLD no CEFET-MG. Esta investigação e visa à construção de conhecimentos a partir do uso da linguagem. A proposta é justificada pela necessidade de pesquisas sobre livros didáticos envolvendo alunos, pela relevância do livro didático na Educação em geral, pela importância do PNLD como política pública, e algumas características do CEFET-MG. A pesquisa é qualitativa e para a coleta de informações usou-se questionário respondido pelos alunos expressando suas avaliações sobre os livros  de diferentes disciplinas do Ensino Médio. Os dizeres desses discentes foram analisados com base no Sistema de Avaliatividade (Martin & Rose, 2003; Martin & Rose, 2007; Martin & White, 2005), derivado de estudos abrangentes da Linguística Sistêmico-Funcional. Os dados permitem compreender como alunos veem esse material didático, e contribui com um projeto maior cujo objetivo é estudar as avaliações dos receptores desse material didático. Outras contribuições previstas podem ser o subsidio para pesquisas sobre esse material em geral, pesquisas envolvendo seus destinatários finais; informações para o PNLD


Palavras-chave


PNLD, Livro Didático, Ensino Médio, Alunos