Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

Tamanho da fonte: 
Vídeo-aulas e o ensino de física por investigação
Ronaldo Marchezini, Raphael artur Lucas Lima

Última alteração: 2014-08-05

Resumo


Este trabalho faz parte de um  grupo de pesquisa da Coordenação de Ciências do CEFET-MG que busca a diversificação dos recursos mediacionais utilizados nos processos de ensino-aprendizagem das disciplinas  Física e Biologia. Seu objetivo vai além de melhorar o aprendizado dos conteúdos específicos dessas disciplinas, busca formar pessoas que saibam investigar e pesquisar para obter informações e dados necessários para resolver uma situação problema. Entendemos que desta forma o estudante torna-se capaz de analisar criticamente as possíveis soluções científicas para um determinado problema. As vídeo-aulas estão, cada vez mais, sendo utilizadas como recurso didático. Muitas vezes, porém, acabam por apresentar uma estrutura que imprime uma postura passiva no estudante, que se comporta como mero espectador. Nesse trabalho, utilizando como  o tema pêndulo simples, procuramos elaborar uma vídeo-aula que leve o estudante a uma postura participativa e investigativa.

 

 


Palavras-chave


Vídeo-aulas. Investigação.Pêndulo.