Última alteração: 2014-08-23
Resumo
Os combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) e seus derivados permitiram importantes avanços industriais no século XX e ainda são amplamente utilizados no século XXI, mas estas formas de geração de energia são limitadas por não serem provenientes de fontes renováveis. Na intenção de encontrar um combustível alternativo aos derivados de petróleo estuda-se a possibilidade da utilização de óleos vegetais como fonte de energia nos motores movidos a diesel. Todavia, pelo fato destes óleos serem muito viscosos, eles não podem ser diretamente empregados nesses motores. O biodiesel pode ser obtido por meio da transesterificação dos triglicerídeos de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal com um mono-álcool de cadeia curta, tipicamente metanol ou etanol, na presença de um catalisador, produzindo uma mistura de ésteres alquílicos de ácidos graxos e glicerol. A reação pode ser catalisada via catálise heterogênea, pois o catalisador sólido pode ser facilmente removido do meio, as condições de reação são brandas (SERIO, 2008), proporciona maior qualidade de ésteres e glicerol, que são mais facilmente separadas, e não há necessidade de operações caras de refinação. Outra grande vantagem é que a catálise heterogênea elimina a possibilidade de formação de sabão. O presente trabalho tem por objetivo optimizar a rota de obtenção de biodiesel a partir do óleo de soja e o metanol empregando-se como catalisador o óxido de cálcio, catalise heterogênea, por meio de um planejamento fatorial 22, em duplicata, com três repetições no ponto central.