Tamanho da fonte:
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): INSTRUMENTAÇÃO DO ENSINO DE ASTRONOMIA
Última alteração: 2014-09-04
Resumo
Autilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) em Educação, atravésde Tablet’s, Smartphone’s, PDA’s, Netbook’s, Ultrabook’s, Lousa Digital, temsido motivo de vários projetos de aplicação e de pesquisa relativos ao Processode Ensino-Aprendizagem. As TIC’s envolvem debate relacionado ao temaCiência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e se é uma abordagem inclusiva esistematizante do conhecimento. A utilização das TIC’s ainda é muito restrita,sujeita a dificuldades técnicas relacionadas aos recursos materiais e se inovae agrega novos valores ao ambiente das Escolas ou da Educação. Este debate estáainda em aberto pelo mundo todo, mas não tem evitado que iniciativas-pilotosejam realizadas mesmo sem ainda a constituição científica de um referencialteórico, ou um referencial metodológico de aplicação dos recursos tecnológicos.O objetivo deste trabalho é estruturar uma abordagem instrumental para o Ensinode Astronomia utilizando as TIC’s no ambiente de sala de aula. Já foiconstatado qualitativamente que o tema Astronomia no Ensino Médio não estádevidamente sistematizado. Acreditamos que o domínio de tal conteúdo possaauxiliar primeiramente o Ensino de Física e avançar em áreas ligadas aos eixostransversais que este conteúdo alcança. A articulação desse projeto com outros,propostos pela Coordenação de Ciências, objetiva a constituição de um grupo depesquisa em recursos mediacionais, que também fomente inovações ao Processo deEnsino-Aprendizagem de Física.
Palavras-chave
Lua. Astronomia. TIC.