Tamanho da fonte:
Ciência, Café e Cultura – Um dispositivo pedagógico multimodal para contextos complexos de comunicação pública da ciência
Última alteração: 2014-08-19
Resumo
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de dispositivos pedagógicos multimodais no formato de Café Científico para contextos complexos de comunicação pública da ciência. Dentre seus procedimentos estão previstos a concepção de Cafés Científicos no CEFET-MG, intitulados “Ciência, Café e Cultura”, cujas diretrizes principais são promover a discussão de temáticas de interesse da instituição e da sociedade, o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos para interação com o público e captação de dados para a pesquisa, a participação dos movimentos culturais institucionais e da sociedade de forma geral. O quadro teórico desta investigação destaca os modelos de comunicação pública da ciência de Lewestein (2003), a concepção de dispositivos pedagógicos de Bernstein (1999) e o conceito de dispositivos pedagógicos multimodais de França (2013). A abordagem qualitativa é o procedimento metodológico central, seguida pela pesquisa documental. Como resultados, espera-se que a regularidade de eventos de contextos complexos pautados pela multimodalidade promova a participação e a formação de público, o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos, que gerem material de forma contínua para a pesquisa institucional na área da comunicação pública da ciência.
Palavras-chave
Café Científico, Dispositivo, Comunicação Publica da Ciência