Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

Tamanho da fonte: 
Controle de Temperatura de uma Câmara de Refrigeração utilizando Célula Peltier
Ivonilde de Oliveira Lelles, Waldir Eduardo Rapalo Junior, Ronan Drumond de Figueiredo Rossi, Gabriela Efigênia Alves da Cruz, Izabella Louise Dumbá Silva

Última alteração: 2014-08-18

Resumo


Processos de refrigeração são usados diariamente em diversas áreas, tais como doméstica,  industrial, médica entre outras. Esses processos são essenciais a qualidade de vida da sociedade moderna e  produtividade e eficiência da produção industrial. Há uma preocupação atual de que esses  processos sejam aprimorados sob os aspectos da sustentabilidade e eficiência energética.


Uma das áreas de aplicação importantes dos processos de refrigeração é a de tecnologia de alimentos. Basicamente a câmara climatizada tem como função conservar os alimentos porque retarda ou inibe a  multiplicação microbiana. O objetivo deste trabalho é elaborar um conjunto de circuitos capaz de controlar a  temperatura de uma câmara climatizada para que a mesma se mantenha estável, de acordo com o valor pré-ajustado. Neste trabalho, ainda em desenvolvimento, já foram feitos o levantamento da resposta de um termistor e aquisição de dados da resposta em malha aberta da célula de Peltier, visando modelamento, análise e projeto das ações de controle. Essa atividade tem-se mostrado enriquecedora para as estudantes e professores envolvidos, pois além de vincular-se a uma aplicação específica (conservação de alimentos), oferece a oportunidade de aplicar conceitos e métodos de controle, instrumentação e de circuitos, estudados no curso técnico de eletrônica, em um caso real.



 


Palavras-chave


Peltier. Controle. Temperatura