Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

Tamanho da fonte: 
Recurso e Sequência Didática para Ensino de Eletroquímica
Marcelo Marques da Fonseca, Lucas Campos Barbosa e Silva

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


O ensino de Eletroquímica requer material específico para possibilitar a compreensão de conceitos fundamentais dessa tema. Contudo, na formação básica e no ensino superior, os professores utilizam recursos que na maioria das vezes causam frustrações por não corresponderem às expectativas do corpo docente e discente, visto que alguns experimentos requerem materiais e equipamentos que não estão à disposição dos envolvidos. Portanto, este projeto foi desenvolvido com o objetivo de levantar experimentos que possibilitem a compreensão de conceitos básicos da eletroquímica utilizando recursos laboratoriais de fácil aquisição. O levantamento de experimentos foi realizado a partir de pesquisas prévias em fontes de grande influência no ensino de química, e a posterior realização e modificação dos experimentos encontrados, objetivando sua maior aplicabilidade em laboratórios de ensino. Como resultado final, obteve-se um fascículo abordando experimentos fundamentais relativos ao tema eletroquímica de fácil compreensão para alunos e professores. A adequação de experimentos visando maior aplicabilidade em instituições de ensino proporciona uma maior aproximação entre os alunos e o conhecimento científico, contribuindo na formação de cidadãos críticos e empreendedores.

Palavras-chave


Eletroquímica. Experimentos. Sequência didática Físico-Química.