Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

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Fomentando multiletramentos em língua estrangeira: estudo sobre os gêneros textuais dos dispositivos móveis
Marcos Racilan, Danilo Cristófaro, Lucas Lourenço Barros, Isabela Toledo Lima

Última alteração: 2014-08-21

Resumo


A inserção de dispositivos móveis em nossas práticas sociais tem gerado não apenas um grande interesse de pesquisa na comunidade científica, mas também interesse governamental de apropriação desses dispositivos no espaço escolar. Nesse contexto, torna-se essencial estudarmos tais equipamentos para que essa apropriação ocorra de maneira a maximizar as oportunidades de aprendizagem. Este trabalho fez um levantamento das funções dos dispositivos móveis normalmente utilizados pelos estudantes e promoveu um estudo detalhado dos gêneros textuais que usam esses equipamentos como suporte. Para tanto, utilizamos questionários com listas de funções e gêneros comumente presentes nesses dispositivos e os aplicamos a um grupo de estudantes do ensino médio. De posse desse levantamento, analisamos os gêneros mais frequentemente usados pelos estudantes com o intuito de descrever suas características formais, discursivas e linguísticas usando como marco teórico a semiótica social de Haliday e Hasan (1989). Mapeamos o contexto de situação através da identificação dos elementos obrigatórios, opcionais e recursivos desses gêneros, bem como o contexto de cultura, através das categorias de campo, relação e modo. O resultado das análises aponta para a importância de ampliarmos a extensão dos estudos das características dos gêneros textuais dos dispositivos móveis devido a utilização prática desses levantamentos.


Palavras-chave


Gêneros Textuais. Dispositivos Móveis. Checklists.