Última alteração: 2014-09-18
Resumo
Os jogos eletrônicos fazem parte da vida da maioria dos estudantes, crianças, jovens ou adolescentes, apresentando-se como uma ferramenta de mediação de grande potencial para a imersão desses no aprofundamento de seus estudos e de seu conhecimento dos conteúdos de informática. Esse tipo de software apresenta a característica de envolver diversas áreas do ensino de informática e, devido a sua grande atratividade, apresenta-se como um grande motivador na busca de conhecimento de sua construção e repercussão de seu uso. Esse projeto teve como objetivo desenvolver recursos instrucionais, como tutoriais e artigos, a partir da confecção e uso de jogos eletrônicos que possam auxiliar os professores das áreas técnicas e de formação geral no ensino das diversas áreas do ensino, além de contribuir com ferramentas para o aprimoramento dos cursos técnicos de informática. Como resultados do projeto realizou-se a manutenção do blog e de um mural na escola, desenvolvimento de jogos pelos alunos e realização de campeonatos. Com a manutenção do blog e das outras atividades do projeto, observou-se um aumento na problematização sobre o uso de jogos na escola, e uma maior conscientização de que games também podem funcionar como um espaço rico de aprendizado.