Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

Tamanho da fonte: 
A integração entre ensino, aprendizado e caracterização de solos no Curso Técnico de Edificações com o uso de mapas mentais
Luiz Pinheiro da Guia, BEATRIZ Totti Firmiano, Denise Carvalho Urashima

Última alteração: 2014-09-12

Resumo


O propósito deste trabalho é discutir a aplicação de mapas mentais por parte de educadores e alunos especialmente no preparo e execução de ensaios laboratoriais propostos na disciplina de macânica dos solos. Para tal, foram analizados artigos e livros a respeito do assunto, assistidas aulas da disciplina em questão na instituição, elaborados mapas úteis e executado um estudo de caso com 49 alunos a partir de 16 anos do curso técnico de edificações, avaliando sua aceitação da metodologia, comparada a outras. Observou-se que não houve grande diferença de opiniões, então discutiu-se as condições para este resultado, além, de acordo com os textos analisados, os efeitos benéficos dos mapas mentais, inclusive para o ensino em geral, diante das características das atuais gerações.


Palavras-chave


Mapas mentais, normas técnicas, aprendizado, solos