Tamanho da fonte:
Ciência, Tecnologia e Sociedade no debate sobre mobilidade urbana e degradação da energia: análise das postagens de estudantes em um blog sobre o tema
Última alteração: 2014-08-19
Resumo
O contexto desta pesquisa é uma abordagem CTS no ensino de termodinâmica, mediada pelo blog ‘tecnociencianasociedade.blogspot.com’, no qual o tema Mobilidade Urbana e Degradação da Energia foi debatido com estudantes do segundo ano do ensino médio profissional. A pergunta ‘como os enunciados dos estudantes se inserem na cadeia de enunciações constituída previamente pelas postagens dos professores e consecutivamente pelas atitudes responsivas que as postagens dos estudantes objetivaram provocar?’ orientou a investigação. Esta foi referenciada pela teoria da enunciação de Bakhtin, que orientou a construção e análise de cadeias de enunciações a partir das postagens dos estudantes, em interação com as postagens dos professores e demais fontes e conteúdos. Os resultados obtidos evidenciaram o processo de interação e apropriação dos estudantes sobre o tema e trouxeram elementos que podem contribuir com o planejamento novas práticas educativas. A organização curricular orientadora do ensino de termodinâmica contemplou o conhecimento científico-tecnológico da termodinâmica em articulação com o tema da mobilidade urbana. Foram obtidos indicadores de que a abordagem CTS concretizada favoreceu a integração entre conhecimentos produzidos pelos estudantes em seu dia a dia com o saber escolar, proporcionando, dentro de uma abordagem temática, a construção de relações e argumentos significativos.
Palavras-chave
CTS. Análise do Discurso. Degradação da Energia.