Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

Tamanho da fonte: 
Recurso e sequência didática para ensino de Cinética Química
Marcelo Marques da Fonseca, Esther dos Santos Silva

Última alteração: 2014-08-21

Resumo


Ao contrário das outras áreas, a Cinética Química, não tem como interesse estudar as reações química com o enfoque somente na relação entre reagente e produtos, sua finalidade é compreender os efeitos microscópicos que se desenrolam ao longo de uma reação química. Dessa forma, seu ensino requer processos e experimentos específicos que proporcionem uma visualização adequada dos fenômenos que ocorrem ou interferem durante uma reação. Geralmente, o ensino de cinético-química, se baseia em conceitos pouco dinâmicos e seus experimentos laboratoriais são repetitivos e superficiais dificultando a observação e diferenciação de conceitos. Isso se deve ao problema enfrentado pela maioria das instituições de ensino, que apresentam recursos escassos e têm dificuldade de obter materiais didáticos específicos. Assim o objetivo do projeto foi desenvolver materiais e métodos de ensino que fossem adequados, que apresentassem os conceitos de forma correta e pudessem ser aplicados facilmente no ensino básico e superior. Para isso fez-se o levantamento e a verificação dos atuais materiais didáticos utilizados no ensino de cinético-química, e sua posterior adequação, facilitando sua aplicação nos laboratórios de físico-química. Obtendo-se ao final um material adequado que aborda as áreas estudadas pela cinético-química e que visa um aprendizado dinâmico e usual que colabore na formação de técnicos ativos.


Palavras-chave


Cinética. Físico-química. Velocidade de reação