Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

Tamanho da fonte: 
Divulgação da atividade minerária em Araxá
Mariana Costa Ribeiro, José Fernando Ganime

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


Esse trabalho tinha por objetivo a apresentação da mineração e suas abrangências, bem como a valorização da atividade mineraria, reconhecendo-a como essencial no desenvolvimento socioeconômico regional.

Desta forma, foi realizado um levantamento bibliográfico nas escolas da cidade de Araxá e grande parte dos exemplares (livros), apresentavam apenas os pontos negativos associados à mineração, tais como, o desequilíbrio hidrológico, o desmatamento, além da poluição do ar e da água.

Mas muita coisa já foi alterada, desde o despertar da consciência ecológica e da era da “sustentabilidade”, o que antes era freneticamente extraído, passou a se esgotar e o que era considerado inesgotável foi gradualmente diminuindo.

Através do projeto desenvolvido, pude observar que muitas pessoas não reconhecem a importância da mineração e por essa falta de conhecimento fazem críticas frequentes. E que é necessário cada vez mais, a divulgação das atividades relacionadas à mineração, bem como o ressalte dos seus benefícios para a sociedade como um todo.

É importante salientar que sem a mineração, não haverá progresso. Desta forma o avanço tecnológico, a substituição de métodos de extração, a reciclagem e descobertas de novas áreas, ajudarão a manter um desenvolvimento sustentável mesmo com a crescente extração de recursos não renováveis.


Palavras-chave


Mineração.Mercado.Educação