Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

Tamanho da fonte: 
Identificação e caracterização dos gêneros textuais próprios da área de estudos de um curso do CEFET-MG na modalidade Educação Profissional Técnica de Nível Médio: ampliando a oferta de gêneros textuais no ensino de língua estrangeira.
Danilo Cristófaro Alves da Silva, Marcos Racilan, Pablo Henrick Sales de Morais

Última alteração: 2014-09-02

Resumo


Os cursos técnicos do CEFET-MG visam à formação científico-tecnológica do aluno que o qualifica como profissional apto a apreender a totalidade do processo produtivo em que atua e as relações entre esse processo e as demandas da sociedade.  Esse estudo visa identificar gêneros textuais em inglês, orais e escritos, específicos de um curso do CEFET-MG. Como parte dos resultados preliminares, o curso de Hospedagem foi escolhido como objeto de estudo por oferecer a disciplina técnica “Inglês Aplicado”. Também foram identificados os agentes que poderão oferecer dados sobre os gêneros textuais presentes no contexto do profissional da área do curso.  Com base nesses dados, estão sendo elaborados questionários que, uma vez respondidos, servirão de base para a identificação dos gêneros textuais próprios da área do curso.  Cada gênero será analisado com o intuito de descrever suas características formais, discursivas e linguísticas de tal forma a viabilizar aprendizagens mais autônomas (BAMBIRRA, 2009) e significativas.  Este projeto é parte integrante de um projeto maior que visa subsidiar uma nova forma de se trabalhar o inglês no CEFET-MG através de uma abordagem via gêneros textuais.


Palavras-chave


Gêneros Textuais. Educação Profissional Técnica. Língua Estrangeira