Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

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Biomas Artificiais para a Simulação Computacional de Populações de Criaturas Artificiais
Henrique Elias Borges, Caiubi Oliveira Fonseca, Vítor Gomes Soares Lins Peixoto

Última alteração: 2014-08-05

Resumo


Atualmente, um dos principais focos da pesquisa na área de inteligência artificial é no desenvolvimento de criaturas artificiais bioinspiradas, dotadas de um sistema nervoso artificial. Em seu estágio atual a arquitetura Artífice permite a criação de um número indefinido de criaturas que passam a habitar e viver num mundo simulado em duas dimensões, interagindo com diversos objetos ali dispostos. A criatura, para manter-se viva, necessita aprender a manter-se regulada homeostaticamente e emocionalmente. O aprendizado ocorre por meio dos conhecidos mecanismos de condicionamento pavloviano e operante. O que a criatura aprende, com suas próprias experiências de vida ela retém em sua memória de longo prazo, inclusive formando memórias cintilantes e memórias de experiências traumáticas. Um dos desafios que se coloca para as pesquisas na área diz respeito ao estudo fenômenos envolvendo populações destas criaturas. Neste contexto, o projeto proposto visou a modelagem e desenvolvimento de um mundo artificial composto por vários biomas distintos e que possibilitasse ser habitado por centenas de criaturas artificiais, de modo a suportar simulações computacionais de populações dessas criaturas. Como resultado, um simulador de mundo artificial em 2½D foi modelado e implementado, utilizando a API Slick para o processamento gráfico. Este mundo foi incorporado à arquitetura Artífice. Testes realizados apenas com o mundo evidenciam o correto funcionamento do mesmo. Encontra-se em andamento a etapa de integração deste mundo virtual criado com a arquitetura Artífice.


Palavras-chave


Biomas Artificiais. Simulação em Java. Vida Artificial.