Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

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DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE JOGOS NÃO-COMPUTADORIZADOS PARA ATIVIDADES DE FIXAÇÃO E REVISÃO DE CONTEÚDOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ÚLTIMA SÉRIE DO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO.
Rodrigo Alves dos Santos, Douglas Henrique Nascimento

Última alteração: 2014-08-21

Resumo


Este trabalho é resultado do terceiro ano de atividade de um projeto que tem como uma de suas finalidades contribuir para a promoção de condições dinâmicas e inovadoras de trabalho com o texto literário por professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Inicialmente, foi selecionado o livro didático de Língua Portuguesa disponibilizado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012-2015 – adotado pela escola, para uma análise da abordagem dos conteúdos de literaturas de Língua Portuguesa. Na sequência, foi feita a seleção de alguns conteúdos para serem explorados na construção de jogos que contemplassem uma diversidade de temas e autores do chamado Modernismo Nacional, estética literária estudada na última série do Ensino Médio. Feito esse procedimento, passou-se à elaboração de uma diversidade de jogos que pudessem compor uma folha a ser distribuída nas bandejas de almoço/lanches de cantinas e restaurantes escolares/universitários. Para composição destas folhas de “Diversão Literária”, atividades denominadas “Álbum de figurinhas”, “Caça-Palavras”, “Criptocromo” e “Drummondianas” foram desenvolvidas. A aplicação dos jogos a grupos de alunos apontou para o potencial dos jogos como instrumentos auxiliares para professores que objetivem desenvolver aprendizagens significativas e coerentes com o dinamismo dos jovens, público potencial do ensino médio.

 


Palavras-chave


literaturas de língua portuguesa, ensino/aprendizagem, jogos