Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, X Semana de Ciência & Tecnologia 2014

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DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO VIRTUAL PARA USO EM ATIVIDADES DE FIXAÇÃO E REVISÃO DE CONTEÚDOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.
Rodrigo Alves dos Santos, Ruan Carlos Pereira Coelho, Pedro Henrique Borges Pires de Morais, Maria Julia Silva Bechelane, Orlando Enrico Liz Silvério Silva

Última alteração: 2014-08-21

Resumo


Sabe-se que algumas das estratégias pedagógicas recorrentes no trabalho com a literatura na educação de nível médio são consideradas antiquadas ou ineficazes para atrair o jovem dos tempos atuais para a leitura de textos literários nacionais. Diante disso, o presente projeto de pesquisa buscou estudar os efeitos produzidos pela utilização de um jogo didático virtual que abordasse saberes literários no aprimoramento da formação literária de estudantes da educação técnica de nível médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Campus de Divinópolis. Assim, o desenvolvimento e a aplicação de um jogo criado para a investigação permitiu coletar dados que apontaram para o potencial do uso de dispositivos dessa natureza como instrumentos de promoção de aprendizagens significativas em jovens inicialmente desinteressados pelos conteúdos de literaturas de língua portuguesa. Para além deste resultado, foi possível contatar o potencial do jogo virtual em questão para tornar o jovem uma figura central na construção da própria aprendizagem.


Palavras-chave


literaturas de língua portuguesa, ensino de nível médio, jogo virtual.