Última alteração: 2014-08-21
Resumo
Esta pesquisa foi realizada no campus Divinópolis do CEFET-MG, inquirindo alunos de cursos técnicos de nível médio sobre o que faz um engenheiro mecatrônico. O interesse por tal tema surgiu nas aulas da disciplina de Metodologia Científica, quando da realização de uma discussão sobre investigação social. Para traçar um perfil da representação dos alunos do ensino médio sobre o que faz o egresso do único curso de engenharia existente na unidade do CEFET em questão, foi elaborado um questionário para a aplicação em diversas turmas de diferentes cursos. Feito o pré-teste e as devidas correções no instrumento em questão, o mesmo foi aplicado e, posteriormente, teve seus dados tabulados e analisados. Os resultados da investigação evidenciaram que o entendimento acerca do que faz um engenheiro mecatrônico é completamente difuso entre os alunos do ensino técnico de nível médio, estando muito associado a respostas que vão desde o mais completo desconhecimento até representações de senso comum como “mexe com robôs”. Isso, embora observada uma total interação entre os alunos dos diferentes níveis de ensino. O estudo aponta para a necessidade de uma maior divulgação do curso superior existente na unidade entre os estudantes dos cursos técnicos de nível médio do campus.