Edições anteriores da Conferência
DIÁLOGOS: ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Avenida Amazonas, 5253 - Nova Suíça, Belo Horizonte - MG
Belo Horizonte, BR
outubro 14, 2014 – outubro 16, 2014
É com satisfação que convidamos você para o evento Diálogos: Ensinar Ciências na Educação Básica e Profissional.
Objetivos
Aproximar professores de ciências do ensino médio da rede pública de ensino de Minas Gerais por meio de relatos de práticas educativas protagonizadas por esses professores e consideradas por eles significativas.
Propor parcerias entre instituições públicas de ensino médio e grupos de estudos e pesquisas do CEFET-MG, por meio do apoio a projetos de ensino realizados nas instituições, a partir de demandas identificadas por seus professores de ciências.
Você pode participar do evento se inscrevendo nas seguintes modalidades:
- Oficinas e seminários ofertados pelo CEFET-MG
- Relatos de experiência: divulgação de práticas educativas que você considera significativas e gostaria de compartilhar com os demais participantes.
Diálogos – Ensinar e Aprender Ciências na Educação Básica e Profissional acontecerá de 14 a 16 de outubro de 2014, no Campus I do CEFET-MG, em Belo Horizonte.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas para participação em até 4 oficinas/seminários e para apresentação de relatos de experiência.
O período de inscrição será até o dia 26/09/2014.
Ao final do evento será emitido um certificado para os participantes presentes.
e-mail para contato: contatos.dialogos@gmail.com
OFICINAS E SEMINÁRIOS:
1. Astronomia primeiros passos
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/198kQ4XCI-SETGV30FtMLEYbhP4whWSQR9Jd5KrahkNk/edit?usp=sharing
2. Elaboração de material didático a partir das provas da OBA
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1oqHhXRa0-njgboQsIGW96Y9IfXDJUHYaPvaHbgKwZRQ/edit?usp=sharing
3. Lua e suas fases mediadas pelas TIC
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1qZfF-4lvmFRCoZOK-V6AzKNEZdCv13ozBClnrI-noXA/edit?usp=sharing
4. Modelagem e analogias no ensino de Química
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1pnbyOSksF9XmLUxMC-M57fe24MGRlE-PYEwsGGpeeNc/edit?usp=sharing
5. Analogias e Metáforas no Ensino de Ciências: foco na Educação Sexual
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IglnswnVVvtkSBeHFiUN0B-aZmZdEmDZD9Bxo1CVitc/edit?usp=sharing
6. Elaboração e produção de modelos tridimensionais de Biologia
Inscritos:
14/10
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1tQAa9L8MsN8mfeGr1rznCmjgu2v33LFrwXRJZz_X3qQ/edit?usp=sharing
16/10
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dsypp_Jgt0tsnCzbl8D5-l5EEnI_mZAzPtbHydAvMTk/edit?usp=sharing
7. Construção e exploração de microscópios para o ensino de Ciências e Biologia
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1wYGsOcU6_uREBFYvrtN2JwxlTEft5iQuFqQ5qSZeCh8/edit?usp=sharing
8. Elaboração de equipamento de força de atrito para o ensino de Física
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1hjrvDqz1zKJ66KtY7p4OcGnqgc86c_fOYlmyUHGtn64/edit?usp=sharing
9. Física de partículas, uma proposta de jogos didáticos
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-KqDbrnTt2DiV-iNioiDGIHpWVH4eBdniVJ8Mtn7Bg4/edit?usp=sharing
10. Vídeo-aulas investigativas no ensino de Física
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ClA36eABu56dpXpw5ai0OoquXKr801jRxSbJqJzzhAw/edit?usp=sharing
11. Uso de simulações de computador no ensino de Física
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1rbkiSszEmqGYR2_0nPyCB0Bgqk37t2n5_AQSzQMIH3g/edit?usp=sharing
12. Aquisição automática de dados para o ensino de Física
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1fSgGdG0NeI_xgPUneyp88gR662YFCGqPogKvG_yQzU0/edit?usp=sharing
13. A educação ambiental como ferramenta da gestão de resíduos nas escolas
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1EoJFrq-6f3bVW_AgZkLWwN0JTwm4eRtG5eF2K81LsV8/edit?usp=sharing
14. Abordagem CTS no ensino da Termodinâmica
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1_zxyFpFrnbWp5SyXASTXdgpriCxy6kw7-glTeNuRi5c/edit?usp=sharing
15. Alfabetização Científica para alunos do ensino médio
Inscritos:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1MQB2MiZePtZ6IGgA8bFpMZKZoeuP7Aby_8_ESIOhJCY/edit?usp=sharing
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
GRUPO 1 | |||
| Linha temática | Título | Autor |
1 | Formação de conceitos | Aprendizagem em ambientes não-formais: um relato de experiência de ensino em uma visita a um museu para aprendizagem de conceitos das ciências | Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira |
2 | Formação de conceitos | A construção significativa dos conceitos e suas relações por meio de mapas conceituais: uma experiência no ensino de respiração celular | Ataliba Durães Júnior; Leandro Marcio Moreira |
3 | Formação de professores | Planejamento de sequências de ensino de física em grupos colaborativos de professores | Orlando Gomes de Aguiar Junior |
4 | Abordagem CTS | Potencial educativo de questões sociocientíficas controversas: um relato de experiência com a Educação do Campo na UFMG | Orlando Gomes de Aguiar Junior; : Rodrigo Crepalde dos Santos; Juarez Melgaço Valadares |
5 | Experimentação no ensino | Narrativas de aulas de física utilizando experimentos por meio do discurso interativo dialógico | Tiago Dias Quintão de Almeida |
Acesso aos resumos:
https://docs.google.com/document/d/1mUytd2lqvkPs2x8GbJpIN5l3O8lfJG3j195c0Zx1toc/edit?usp=sharing
Inscrição para assistir à apresentação:
https://docs.google.com/forms/d/1c06ve2UcaAO7UB3i2lx_SHi0KqEPdz4TXYJSPdTZEtA/viewform?usp=send_form
Grupo 2 – 08h às 12h – sala 305
GRUPO 2 | |||
| Linha temática | Título | Autor |
1 | Experimentação no ensino | Jornal Mural como instrumento de comunicação e ferramenta pedagógica interdisciplinar no ensino de Física | Alfonso Alfredo Chíncaro Bernuy |
2 | Experimentação no ensino | Abordagens interdisciplinares na formação de estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica | Isabel Martins Reis; Diego Alves de Oliveira; Leonardo Marques Soares; Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira; Flávia de Faria Siqueira. |
3 | Experimentação no ensino | Experimentos de óptica | Antonio Carlos Mayr |
4 | Ensino mediado por TIC | Uso conjunto de simulações e experimentações em sala de aula: a experiencia do pibid na e. E. Três poderes | Jose Cassimiro da Silva; Diego A. Moura; Orlando Aguiar Jr. |
Acesso aos resumos:
https://docs.google.com/document/d/1cAtE1IbQ1QLpGisNqzlqUvlCmUqFA-doWU2oT9xbtiI/edit?usp=sharing
Inscrição para assistir à apresentação:
https://docs.google.com/forms/d/1xxJTi88qlv5X2atDE6vCiD-1zsyjHis6HN8ftUPQnGA/viewform?usp=send_form
Grupo 3 – 14h às 18h – sala 304
GRUPO 3 | |||
| Linha temática | Título | Autor |
1 | Formação de conceitos | Desenvolvimento e avaliação de sequência de ensino sobre inércia em grupo colaborativo de professores de física | Daniela Freitas de Abreu |
2 | Experimentação no ensino | Uma unidade temática que contempla as dimensões teórico-conceitual, fenomenológica, contextual e metacientífica da Física Escolar | Helder de Figueiredo e Paula |
3 | Ensino mediado por TIC | Uma alternativa aos livros didáticos que parte da introdução de conceitos e métodos da Física no contexto de atividades investigativas | Helder de Figueiredo e Paula |
4 | Experimentação no ensino | Práticas investigativas de termodinâmica | Arnaldo Vaz; Alexandre Farias, João Paulino Vale Barbosa. |
5 | Experimentação no ensino | Observar, Medir, Modelar: apresentação inicial da Física, do pensar e pensamento científicos | Arnaldo Vaz |
Acesso aos resumos:
https://docs.google.com/document/d/1nI3LkDUEeDheLYz2y8j2kuQ5bjrtL20M4yQaC8X8SGQ/edit?usp=sharing
Inscrição para assistir à apresentação:
https://docs.google.com/forms/d/1CN5FYjf5WWV1PFHnSeqzzR4hO-X7IIkBqv3Zbcfai94/viewform?usp=send_form
Grupo 4 - 14h às 18h – sala 305
GRUPO 4 | |||
| Linha temática | Título | Autor |
1 | Modelos e Analogias | Oficinas didáticas sobre medidas microscópicas, para o segundo ano do Ensino Médio | Rafael Gustavo Rigolon |
2 | Experimentação no ensino | Metodologia de pesquisa como instrumento para elaboração de projetos sobre questões ambientais | Andréa Rodrigues Marques Guimarães |
3 | Experimentação no ensino | Experiência científica na área da mineração: novas posturas e novos caminhos para a sustentabilidade | Antonio Carlos Tomás Fialho Magalhães |
4 | Formação de conceitos | Jogo lúdico com alunos de Educação Básica: reflexão sobre hábitos alimentares e prática de exercícios físicos | Estelina Souto do Nascimento;Virgínia Mascarenhas Nascimento Teixeira; Natassya Hoffmann Ribeiro; Gilceomara Cristino Heleno; Rosemary Aparecida Soares; Daywson Pinheiro dos Santos |
Acesso aos resumos:
https://docs.google.com/document/d/1qOHAHqjs-d-DH293a26r_NCaItWlxFR8XFiPYf7PFKk/edit?usp=sharing
Inscrição para assistir à apresentação:
https://docs.google.com/forms/d/14BsPIhOvaEIQGonpJIv4Q_a9rTZakchzU1wU5uW8oLk/viewform?usp=send_form
Duração: 20 minutos para apresentação e 10 minutos para discussão.
Linhas temáticas para inscrição dos relatos:
- Formação de Conceitos
- Astronomia
- Modelos e Analogias
- Experimentação no Ensino
- Ensino Mediado por TIC
- Educação Sexual
- Educação Ambiental
- Abordagem CTS
Instruções para apresentação de resumo:
a) Deve ter no mínimo 300 e no máximo 500 palavras, escrito em parágrafo único.
b) Seu conteúdo deve conter: Título. Objetivo da experiência a ser relatada. Descrição da experiência, apresentando: referências da literatura de pesquisa em que se baseou (se for o caso); contexto identificando o nível de ensino e os participantes; dinâmica e recursos utilizados. Resposta à seguinte questão: por que a experiência é significativa e merece ser relatada no evento?
c) Indicação da linha temática escolhida.
Link para a inscrição dos relatos:
https://docs.google.com/forms/d/102ossatVpoyXc9Watszlx_dgSCR3kaq8k8Zn8n4FC4w/viewform?usp=send_form
REALIZAÇÃO
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS – CAMPUS I
LACTEA – Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte
GEMATEC – Grupo de Estudo de Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia na Educação e na Ciência
Contato com os organizadores do evento: contatos.dialogos@gmail.com