Diálogos: Ensinar Ciências na Educação Básica e Profissional

Edições anteriores da Conferência

DIÁLOGOS: ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Avenida Amazonas, 5253 - Nova Suíça, Belo Horizonte - MG


Belo Horizonte, BR

outubro 14, 2014 – outubro 16, 2014

É com satisfação que convidamos você para o evento Diálogos:  Ensinar  Ciências na Educação Básica e Profissional.

Objetivos

Aproximar professores de ciências do ensino médio da rede pública de ensino de Minas Gerais por meio de relatos de práticas educativas protagonizadas por esses professores e consideradas por eles significativas.

Propor parcerias entre instituições públicas de ensino médio e grupos de estudos e pesquisas do CEFET-MG, por meio do apoio a projetos de ensino realizados nas instituições, a partir de demandas identificadas por seus professores de ciências.

 

Você pode participar do evento se inscrevendo nas seguintes modalidades:

  • Oficinas e seminários ofertados pelo CEFET-MG
  • Relatos de experiência: divulgação de práticas educativas que você considera significativas e gostaria de compartilhar com os demais participantes.

Diálogos – Ensinar e Aprender Ciências na Educação Básica e Profissional acontecerá de 14 a 16 de outubro de 2014, no Campus I do CEFET-MG, em Belo Horizonte.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas para participação em até 4 oficinas/seminários e para apresentação de relatos de experiência.

O período de inscrição será até o dia 26/09/2014.

Ao final do evento será emitido um certificado para os participantes presentes.

e-mail para contato: contatos.dialogos@gmail.com

INSCRIÇÕES

 

OFICINAS E SEMINÁRIOS:

1. Astronomia primeiros passos

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/198kQ4XCI-SETGV30FtMLEYbhP4whWSQR9Jd5KrahkNk/edit?usp=sharing

2. Elaboração de material didático a partir das provas da OBA

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1oqHhXRa0-njgboQsIGW96Y9IfXDJUHYaPvaHbgKwZRQ/edit?usp=sharing

3. Lua e suas fases mediadas pelas TIC

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1qZfF-4lvmFRCoZOK-V6AzKNEZdCv13ozBClnrI-noXA/edit?usp=sharing

4. Modelagem e analogias no ensino de Química

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1pnbyOSksF9XmLUxMC-M57fe24MGRlE-PYEwsGGpeeNc/edit?usp=sharing

5. Analogias e Metáforas no Ensino de Ciências: foco na Educação Sexual

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IglnswnVVvtkSBeHFiUN0B-aZmZdEmDZD9Bxo1CVitc/edit?usp=sharing

6. Elaboração e produção de modelos tridimensionais de Biologia

Inscritos:

14/10

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1tQAa9L8MsN8mfeGr1rznCmjgu2v33LFrwXRJZz_X3qQ/edit?usp=sharing

 

16/10

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dsypp_Jgt0tsnCzbl8D5-l5EEnI_mZAzPtbHydAvMTk/edit?usp=sharing

7. Construção e exploração de microscópios para o ensino de Ciências e Biologia

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1wYGsOcU6_uREBFYvrtN2JwxlTEft5iQuFqQ5qSZeCh8/edit?usp=sharing

8. Elaboração de equipamento de força de atrito para o ensino de Física

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1hjrvDqz1zKJ66KtY7p4OcGnqgc86c_fOYlmyUHGtn64/edit?usp=sharing

9. Física de partículas, uma proposta de jogos didáticos

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-KqDbrnTt2DiV-iNioiDGIHpWVH4eBdniVJ8Mtn7Bg4/edit?usp=sharing

10. Vídeo-aulas investigativas no ensino de Física

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ClA36eABu56dpXpw5ai0OoquXKr801jRxSbJqJzzhAw/edit?usp=sharing

11. Uso de simulações de computador no ensino de Física

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1rbkiSszEmqGYR2_0nPyCB0Bgqk37t2n5_AQSzQMIH3g/edit?usp=sharing

12. Aquisição automática de dados para o ensino de Física

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1fSgGdG0NeI_xgPUneyp88gR662YFCGqPogKvG_yQzU0/edit?usp=sharing

13. A educação ambiental como ferramenta da gestão de resíduos nas escolas

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1EoJFrq-6f3bVW_AgZkLWwN0JTwm4eRtG5eF2K81LsV8/edit?usp=sharing

14. Abordagem CTS no ensino da Termodinâmica

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1_zxyFpFrnbWp5SyXASTXdgpriCxy6kw7-glTeNuRi5c/edit?usp=sharing

15. Alfabetização Científica para alunos do ensino médio

Inscritos:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1MQB2MiZePtZ6IGgA8bFpMZKZoeuP7Aby_8_ESIOhJCY/edit?usp=sharing

 

 

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

GRUPO 1

 

Linha temática

Título

Autor

1

Formação de conceitos

Aprendizagem em ambientes não-formais: um relato de experiência de ensino em uma visita a um museu para aprendizagem de conceitos das ciências

Sérgio Geraldo Torquato de Oliveira

2

Formação de conceitos

A construção significativa dos conceitos e suas relações por meio de mapas conceituais: uma experiência no ensino de respiração celular

Ataliba Durães Júnior; Leandro Marcio Moreira

3

Formação de professores

Planejamento de sequências de ensino de física em grupos colaborativos de professores

Orlando Gomes de Aguiar Junior

4

Abordagem CTS

Potencial educativo de questões sociocientíficas controversas: um relato de experiência com a Educação do Campo na UFMG

Orlando Gomes de Aguiar Junior; : Rodrigo Crepalde dos Santos; Juarez Melgaço Valadares

5

Experimentação no ensino

Narrativas de aulas de física utilizando experimentos por meio do discurso interativo dialógico

Tiago Dias Quintão de Almeida

Acesso aos resumos:

https://docs.google.com/document/d/1mUytd2lqvkPs2x8GbJpIN5l3O8lfJG3j195c0Zx1toc/edit?usp=sharing

 

Inscrição para assistir à apresentação:

https://docs.google.com/forms/d/1c06ve2UcaAO7UB3i2lx_SHi0KqEPdz4TXYJSPdTZEtA/viewform?usp=send_form

 

Grupo 2 – 08h às 12h – sala 305

GRUPO 2

 

Linha temática

Título

Autor

1

Experimentação no ensino

Jornal Mural como instrumento de comunicação e ferramenta pedagógica interdisciplinar no ensino de Física

Alfonso Alfredo Chíncaro Bernuy

2

Experimentação no ensino

Abordagens interdisciplinares na formação de estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Isabel Martins Reis; Diego Alves de Oliveira; Leonardo Marques Soares; Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira; Flávia de Faria Siqueira.

3

Experimentação no ensino

Experimentos de óptica

Antonio Carlos Mayr

4

Ensino mediado por TIC

Uso conjunto de simulações e experimentações em sala de aula: a experiencia do pibid na e. E. Três poderes

Jose Cassimiro da Silva; Diego A. Moura; Orlando Aguiar Jr.

Acesso aos resumos:

https://docs.google.com/document/d/1cAtE1IbQ1QLpGisNqzlqUvlCmUqFA-doWU2oT9xbtiI/edit?usp=sharing

 

Inscrição para assistir à apresentação:

https://docs.google.com/forms/d/1xxJTi88qlv5X2atDE6vCiD-1zsyjHis6HN8ftUPQnGA/viewform?usp=send_form

 

Grupo 3 – 14h às 18h – sala 304

GRUPO 3

Linha temática

Título

Autor

1

Formação de conceitos

Desenvolvimento e avaliação de sequência de ensino sobre inércia em grupo colaborativo de professores de física

Daniela Freitas de Abreu

2

Experimentação no ensino

Uma unidade temática que contempla as dimensões teórico-conceitual, fenomenológica, contextual e metacientífica da Física Escolar

Helder de Figueiredo e Paula

3

Ensino mediado por TIC

Uma alternativa aos livros didáticos que parte da introdução de conceitos e métodos da Física no contexto de atividades investigativas

Helder de Figueiredo e Paula

4

Experimentação no ensino

Práticas investigativas de termodinâmica

Arnaldo Vaz; Alexandre Farias, João Paulino Vale Barbosa.

5

Experimentação no ensino

Observar, Medir, Modelar: apresentação inicial da Física, do pensar e pensamento científicos

Arnaldo Vaz

Acesso aos resumos:

https://docs.google.com/document/d/1nI3LkDUEeDheLYz2y8j2kuQ5bjrtL20M4yQaC8X8SGQ/edit?usp=sharing

 

Inscrição para assistir à apresentação:

https://docs.google.com/forms/d/1CN5FYjf5WWV1PFHnSeqzzR4hO-X7IIkBqv3Zbcfai94/viewform?usp=send_form

 

Grupo 4 - 14h às 18h – sala 305

GRUPO 4

Linha temática

Título

Autor

1

Modelos e Analogias

Oficinas didáticas sobre medidas microscópicas, para o segundo ano do Ensino Médio

Rafael Gustavo Rigolon

2

Experimentação no ensino

Metodologia de pesquisa como instrumento para elaboração de projetos sobre questões ambientais

Andréa Rodrigues Marques Guimarães

3

Experimentação no ensino

Experiência científica na área da mineração: novas posturas e novos caminhos para a sustentabilidade

Antonio Carlos Tomás Fialho Magalhães

4

Formação de conceitos

Jogo lúdico com alunos de Educação Básica: reflexão sobre hábitos alimentares e prática de exercícios físicos

Estelina Souto do Nascimento;Virgínia Mascarenhas Nascimento Teixeira; Natassya Hoffmann Ribeiro; Gilceomara Cristino Heleno; Rosemary Aparecida Soares; Daywson Pinheiro dos Santos

Acesso aos resumos:

https://docs.google.com/document/d/1qOHAHqjs-d-DH293a26r_NCaItWlxFR8XFiPYf7PFKk/edit?usp=sharing

Inscrição para assistir à apresentação:

https://docs.google.com/forms/d/14BsPIhOvaEIQGonpJIv4Q_a9rTZakchzU1wU5uW8oLk/viewform?usp=send_form

 

 

 

Duração: 20 minutos para apresentação e 10 minutos para discussão.

Linhas temáticas para inscrição dos relatos:

  1. Formação de Conceitos
  2. Astronomia
  3. Modelos e Analogias
  4. Experimentação no Ensino
  5. Ensino Mediado por TIC
  6. Educação Sexual
  7. Educação Ambiental
  8. Abordagem CTS


Instruções para apresentação de resumo:

 

a) Deve ter no mínimo 300 e no máximo 500 palavras, escrito em parágrafo único.

b) Seu conteúdo deve conter: Título. Objetivo da experiência a ser relatada. Descrição da experiência, apresentando: referências da literatura de pesquisa em que se baseou (se for o caso); contexto identificando o nível de ensino e os participantes; dinâmica e recursos utilizados. Resposta à seguinte questão: por que a experiência é significativa e merece ser relatada no evento?

c) Indicação da linha temática escolhida.

 

Link para a inscrição dos relatos:

 

https://docs.google.com/forms/d/102ossatVpoyXc9Watszlx_dgSCR3kaq8k8Zn8n4FC4w/viewform?usp=send_form

 

REALIZAÇÃO

COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS – CAMPUS I

LACTEA – Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte

GEMATEC – Grupo de Estudo de Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia na Educação e na Ciência

Contato com os organizadores do evento: contatos.dialogos@gmail.com

 


Visualizar detalhes da conferência