Poluição Luminosa Prof. Ms. Sidney Maia Araújo Nesta oficina será apresentada ao professor uma forma de abordar o ensino de Astronomia na Educação Básica numa ação interdisciplinar como educação ambiental. O eixo central dessa discussão é a poluição luminosa. Serão apresentados os problemas a cerca da poluição luminosa: saúde humana, alteração na fauna local e dificuldade para observação astronômica. Ao final dessa oficina espera-se que o professor sinta-se apto a produzir atividades de conscientização sobre a poluição luminosa. Número de participantes: 20 Carga horária: 1:30 h Dia: 22/10/2016 Horário: 14h às 15:30h Sala: 207 Local: Campus I CEFET/MG https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeFWWmVbgYJy_ 3WM-iMTZQAYiFpOhTWGUSw6FPBbCQTvT0VhA/viewform?usp=send_form
Recursos Didáticos Associados à Divulgação Científica da Detecção das Ondas Gravitacionais Prof. Ms. Francisco Pazzinni Couto A detecção das ondas gravitacionais de forma direta, observada em setembro de 2015, cria uma nova forma de observar os fenômenos celestes. Os telescópios utilizados até hoje captam ondas eletromagnéticas em diferentes frequências, antes apenas na faixa da luz visível, posteriormente, infravermelho, ultra-violeta, raios X, etc. A partir da detecção das ondas gravitacionais realizadas no observatório LIGO, novas informações sobre a estrutura do universo devem surgir, confirmando teorias já formuladas ou indicando modificações a serem realizadas. Será desenvolvida uma sequência de instruções didáticas com o objetivo de elucidar para o publico não especializado os conceitos relacionados às ondas gravitacionais e o contexto na qual se encontram, a estrutura de universo proposta por Einstein em sua Teoria da Relatividade Geral. A oficina visa instrumentalizar os professores do ensino médio para que os mesmos possam divulgar na comunidade escolar (estudantes, pais, professores, etc.) onde atuam o trabalho associado aos detectores LIGO que identificaram, de forma direta, as ondas gravitacionais previstas por Einstein, em sua teoria da relatividade geral. Muito provavelmente esse trabalho será o ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2016, e a oficina busca preparar os professores para uma divulgação mais efetiva do tema.
Número de participantes: 30 Carga horária: 1:30 h Dia: 22/10/2016 Horário: 16h às 17:30 h Sala: 404 Local: Campus I CEFET/MG https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflUnTwuUp7gM_ NnW7JzkJn45Fp9nOHSFmM1CjP0WzZXyRQqg/viewform?usp=send_form
Ciência Tecnologia e Sociedade na História da Eletricidade Prof. Dr. Adelson Fernandes Moreira O objetivo desta oficina é proporcionar a ‘leitura’ e sistematização de informações presentes em uma fonte, diferente do livro didático, que articula conceitos, modelos e teorias da eletricidade com mecanismos e experimentos, potencialmente interessantes, dentro de uma perspectiva histórica. A oficina também pretende estimular uma reflexão crítica sobre as imagens da ciência e do cientista, na sua relação com a tecnologia e sociedade, presentes em uma produção de divulgação científica. Os participantes irão assistir a dois episódios da série ‘Choque e temor: história da eletricidade’ produzida pela BBC. A exibição dos episódios será intercalada por debates, mediados pela produção de estudantes do segundo ano da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, do CEFET-MG, sobre o tema. Número de participantes: 30 Carga horária: 3h Dia: 22/10/2016 Horário: 14h às 17:30h Sala: 204 Local: Campus I CEFET/MG
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpYaNSe85ib0wnmOMdwAh-j9B- _68Hq0vWA4usm5vwm1Soqw/viewform?usp=send_form
Pilhas de Batatas: Qual a Viabilidade?
Prof. Dr. Ronaldo Marchezini Pilhas e baterias recarregáveis estão presentes no dia a dia das pessoas e fazem parte dos conteúdos de Física abordados no ensino Médio. Porém fatores como o funcionamento, as diferenças, a durabilidade entre outros não são bem discutidos nessa etapa do ensino, deixando várias lacunas no conhecimento e dificultando o real entendimento de como elas funcionam. Nesta oficina, utilizando uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e atividades práticas investigativas, esses pontos bem como as características das ligações em série e paralelo são abordados. Número de participantes: 16 Carga horária: 3h Dia: 22/10/2016 Horário: 14h às 17:30h Sala: 208 Local: Campus I CEFET/MG https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-- ynWY8nfNLAr6HIaUYAWuBY9dxAHlvC1VlyPr05esMke9A/viewform?usp=send_form
Reprodução Humana e Sexualidade
Prof.a Ms.Cibele Cynthia Araújo Gomes Prof.a Dra. Leila Saddi Ortega Prof.a Dr. Samuel Gonçalves Diálogos sobre a prática didática acerca do conteúdo curricular “Reprodução Humana e Sexualidade”, considerando as abordagens morfofisiológicas, prevenção da saúde e doenças sexualmente transmissíveis. Diálogos sobre a construção do papel de gênero nas sociedades e identidade de gênero com base nos novos contextos de cidadania sexual, afetiva e diversidades sexuais. Diálogos sobre o fenômeno Sexting e suas consequências. Número de participantes: 20 Carga horária: 3h Dia: 22/10/2016 Horário: 14h às 17:30h Sala: 304 Local: Campus I CEFET/MG https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeh6VP5_ O1aaaZlR8xOauXI6S457nOyS5ZauDg8M7oKGjyjhQ/viewform?usp=send_form
A Formação do Sujeito Ecológico
Prof.a Dra. Fabiana da Conceição Pereira Tiago Os objetivos desta oficina são: (i) sensibilizar os professores sobre a importância da educação ambiental no cotidiano escolar; (ii) dialogar sobre as experiências didáticas utilizadas no ensino de educação ambiental, buscando compreender o porquê dos sucessos e fracassos das metodologias empregadas; (iii) trocar experiências que poderão ser compartilhadas e testadas buscando o efetivo processo de se ensinar educação ambiental, ou seja, a formação do sujeito ecológico. A oficina consistirá na exibição de vídeos curtos de sensibilização ecológica, seguida de uma discussão com a turma sobre as características do vídeo e sobre as experiências no ensino de educação ambiental de cada professor. Posteriormente serão mostradas e realizadas algumas dinâmicas educacionais visando à percepção socioambiental. Número de participantes: 25 Carga horária: 3h Dia: 22/10/2016 Horário: 14h às 17:30h Sala: 305 Local: Campus I CEFET/MG https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0STdhAVxRxp6rQYduetwv8WDrYP86fH- vH03JYB2KewbHRQ/viewform?usp=send_form
Inscrição para Relatos de Experiência
Os relatos de experiência consistem em pequenos seminários de duração máxima de 30 minutos. Aqui o professor pode trazer algum relato de sua experiência no ensino de ciências que propiciou alguma melhora na aprendizagem dos alunos. Além disso, o professor pode relatar alguma dificuldade que ele sente no ensino de ciências, e trazê-la para um debate ( Diálogo) sobre o tema. O objetivo principal dos relatos é estreitar uma troca de experiência no ensino de ciências. https://docs.google.com/forms/d/e/ 1FAIpQLSe0WsYJtEjzDKzmiw2SzdvvOroGaBSVEhGZ2cgjXhqSjqUt4g/viewform?usp=send_form |