Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, Seminário de Discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Tamanho da fonte: 
MAPES: UMA FERRAMENTA DIGITAL PARA SUPORTE NA ANÁLISE DE ANALOGIAS
Alexandre da Silva Ferry, Wilbert Viana Barbosa

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a estrutura do Sistema MAPES, que consiste numa ferramenta digital concebida para proceder mapeamentos estruturais de analogias e outros tipos de comparações, no contexto do ensino e da pesquisa no campo da Educação em Ciências. A ferramenta foi criada a partir de um sistema de notações elaborado nos trabalhos de Ferry & Paula (2015, 2017) e Ferry (2016), fundamentados na Teoria do Mapeamento Estrutural de Gentner (1983), com a finalidade de analisar aspectos estruturais de analogias. O MAPES apresenta funcionalidades que permitem o alinhamento de correspondências entre os domínios comparados e fornece a estrutura relacional comum da analogia mapeada. Essa ferramenta ainda consegue criar uma rotina capaz de evitar possíveis equívocos difíceis de serem detectados em procedimentos manuais de mapeamento. Para validar a ferramenta, foi estabelecida uma rotina de testes estruturados baseados em mapeamentos desenvolvidos manualmente em Ferry (2016), que foram capazes de apresentar satisfatoriamente a consistência do processo de desenvolvimento do mapeamento e a estrutura relacional comum das analogias. O MAPES tem se apresentado como uma ferramenta útil que simplifica, agiliza e sistematiza o processo de mapeamento, além de auxiliar na análise de analogias e outros tipos de comparação frequentemente empregadas no ensino de Ciências.

Palavras-chave


Analogias. Mapeamento estrutural. Educação em ciências