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ILUSTRAÇÕES EM ANALOGIAS EMPREGADAS NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS
Alexandre da Silva Ferry, Helton Luiz Dias Ferreira

Última alteração: 2018-09-05

Resumo


Este trabalho é parte de uma investigação que busca compreender aspectos estruturais e pragmáticos do emprego de analogias em livros didáticos de Química, no contexto do estudo das velocidades das reações. Neste trabalho, procurou-se responder a seguinte questão: a respeito da presença de ilustrações, como as comparações que abordam aspectos da cinética química têm sido apresentadas em livros didáticos? Para tanto, identificou-se comparações empregadas nos 6 livros didáticos de Química aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2018, por meio da leitura integral dos capítulos sobre cinética das reações. Em seguida, identificou-se os tópicos de conteúdo para os quais as comparações foram estabelecidas e os seus domínios base e alvo. As comparações encontradas foram classificadas, inicialmente, a partir das categorias propostas por Gentner (1983) e analisadas, posteriormente, a partir de uma das categorias de Curtis & Reigeluth (1984): o formato da apresentação. Foram encontradas 12 comparações: 6 analogias, 2 comparações de mera aparência, 3 metáforas (1 relacional e 2 baseadas em atributos), e 1 comparação por contraste (categoria emergente). A respeito do formato da apresentação, as 6 analogias identificadas foram categorizadas como ilustrativas-verbais, uma vez que a descrição da comparação era reforçada por fotografias ou desenhos do domínio base que, provavelmente, auxiliaria estudantes a compreender as correspondências analógicas pretendidas.

Palavras-chave


Ensino de química. Analogias. Livro didático. Ilustrações