Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, Seminário de Discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Tamanho da fonte: 
IMPACTOS DA APLICAÇÃO DA TÉCNICA “VOLT-VAR CONTROL” (VVC) PARA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA POR REDUÇÃO DE TENSÃO E DO DESPACHO ECONÔMICO DE FONTES DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDAS EÓLICAS E TÉRMICAS NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA
Herberth Gonçalves Fabricio, Patricia Romeiro da Silva Jota

Última alteração: 2016-09-19

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo sobre o despacho econômico de fontes de geração distribuídas térmicas e eólicas utilizando modelo clássico e probabilístico fundamentado na função de densidade de probabilidade de Weibull que caracteriza a variação da velocidade do vento. O problema é resolvido numericamente com o Método de Newton-Raphson tanto para o fluxo quanto para o despacho de potência sendo também aplicado técnica de conservação de energia por redução/controle de tensão e fator de potência (CVR) verificando a influência do modelo de carga estático ZIP para cargas residenciais e industriais e ainda a influência do tipo de geração distribuída adotado. A inclusão da geração eólica (caso2) proporcionou menores custos de geração independentemente do tipo de geração, do tipo de carga e aplicação do CVR. As perdas e consumo estão diretamente relacionadas ao perfil de tensão, e este ao ajuste CVR tanto relacionado ao perfil de tensão quanto ao fator de potência. A implementação do VVC produziu benefícios significantes uma vez que reduziu a tensão ao limite inferior da norma reduzindo o consumo das cargas residenciais. A inclusão da DE ótimo não prejudicou o controle VVC uma vez que o perfil de tensão ficou mais horizontal. Portanto, não existindo grandes diferenças de tensão entre as barras, não ocorreu violação de tensão ao tentar realizar o controle VVC. O dimensionamento ótimo das GD’s impede que ocorra no SEP um fluxo de potência excessivo direta ou reversamente.

Palavras-chave


Conservação de Energia. Despacho Econômico. Função - Densidade de Probabilidade de Weibull. Modelo Estático ZIP. Newton-Rapshon.