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BLOCOS INTERTRAVADOS EM CONCRETO ASFÁLTICO RECICLADO À QUENTE CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA
Última alteração: 2016-09-05
Resumo
O trabalho busca contribuir para o estudo de viabilidade técnica do reuso do Concreto Asfáltico Fresado (CAF), proveniente das atividades de manutenção da pavimentação asfáltica, na confecção de Piso Asfáltico Reciclado (PAR). O CAF foi caracterizado fisicamente e por Termogravimetria (TGA) e posteriormente, definidas as propriedades mecânicas da mistura asfáltica produzida com 100% de fresado. Foram moldados corpos de prova pela metodologia Marshall para ensaios de resistência a compressão, tração por compressão diametral, absorção de água, ensaio cântabro, abrasão profunda e módulo de resiliência. A Resistência a compressão apresentou valores entre 9,66 e 14,06MPa. O ensaio de Resistência a Tração por compressão diametral mostrou valores entre 2,21 e 3,77MPa. Os elementos apresentaram baixa absorção de água. A perda de material no ensaio Cântabro ficou abaixo de 25%, atendendo aos requisitos da norma DNER-ES 386/99 e com boa resistência a abrasão profunda, quando comparados a elementos pré-moldados de concreto com cimento Portland. O resíduo estudado apresenta potencial para ser utilizado como elemento de piso intertravado para execução de ciclovias, praças e outros locais de baixa solicitação de carga, apresentando conjunto de características mecânicas próximas às mínimas exigidas em normas internacionais para este tipo de aplicação.
Palavras-chave
Reciclagem. Fresado de asfalto. Pisos Asfálticos. Pisos intertravados.