Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, Seminário de Discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Tamanho da fonte: 
AMBIENTALIZAÇÃO DO CURRÍCULO: A EXPERIÊNCIA EM CURSO NO CEFET-MG
Cynthia Alessandra Bello, José Geraldo Pedrosa

Última alteração: 2016-09-05

Resumo


A inserção das temáticas ambientais nos currículos escolares é uma demanda decorrente do agravamento da crise ecológica e da necessidade de reeducação visando outro modo de relação entre sociedade e natureza.A entrada das temáticas ambientais no currículo pode ocorrer por diferentes modos, dependendo dos fins e meios, pode configurar distintos cenários que serão aqui chamados de ambientalização do currículo ou de escolarização do ambiente.A questão deste trabalho e saber se a entrada de cursos focalizados na questão ambiental no CEFET-MG tem proporcionado inovações curriculares:no currículo escrito e em ação(Sacristan,1991).O objetivo deste trabalho é analisar a presença de inovações curriculares e temáticas ambientais nos documentos constitutivos do projeto político pedagógico(PPP) do Curso Técnico de Nível Médio em Controle Ambiental (CTNMCA) do CEFET-MG. Para elaboração deste trabalho realizou-se pesquisa documental, utilizada para o estudo das prescrições curriculares e para o currículo escrito,ou seja,do PPP. As análises dos documentos constitutivos tiveram como referência a questão central que é saber com que linguagem e finalidades a ideia de ambientalização penetra nas prescrições curriculares do CTNMCA. Poucas inovações curriculares foram identificadas mostrando que o contraponto da ambientalização do currículo é a escolarização do ambiente.

Palavras-chave


Ambientalização Curricular. Currículo. Escolarização.