Tamanho da fonte:
Uma Análise do Discurso do Programa Rede Jovem de Cidadania
Última alteração: 2016-09-19
Resumo
Este trabalho tem como objetivo entender através da análise do discurso de cinco documentários, episódios do programa da Rede Jovem de Cidadania, como são articulados discursivamente seus conteúdos, explicitando os aspectos enunciativos e identificando a visadas discursivas.
O corpus de análise são cinco episódios do programa Rede Jovem de Cidadania: “Onde é o Centro Cultural?”, “Territórios Negros nos Museus”, “Cúpula dos Povos: Construção, Juventude, e Depois?”, “Fórum Popular de Cultura” e “Mulheres no Metal” que foram exibidos na Tv Brasil e na Rede Minas de Televisão. Os vídeos encontram-se disponíveis na internet, no Canal da Rede Jovem de Cidadania no site You Tube https://www.youtube.com/user/redejovemdecidadania.
A escolha do tema – o programa Rede Jovem de Cidadania – é relevante pela necessidade de desenvolver conhecimento sobre o discurso de programas televisivos não telejornalísticos e documentários, e também pela possibilidade de compreensão de discursos de grupos anti-hegemônicos que lutam para alcançar visibilidade no espaço público.
Fundamentam esta análise os seguintes conceitos basilares para a Escola Francesa da Análise do Discurso: o Ato de Linguagem, de Maingueneau (2006); o Contrato de Comunicação, conforme Charaudeau (1983); o Duplo Processo de Semiotização do Mundo, conforme Charaudeau (2005) e as Visadas Discursivas, de Charaudeau (2004).
O corpus de análise são cinco episódios do programa Rede Jovem de Cidadania: “Onde é o Centro Cultural?”, “Territórios Negros nos Museus”, “Cúpula dos Povos: Construção, Juventude, e Depois?”, “Fórum Popular de Cultura” e “Mulheres no Metal” que foram exibidos na Tv Brasil e na Rede Minas de Televisão. Os vídeos encontram-se disponíveis na internet, no Canal da Rede Jovem de Cidadania no site You Tube https://www.youtube.com/user/redejovemdecidadania.
A escolha do tema – o programa Rede Jovem de Cidadania – é relevante pela necessidade de desenvolver conhecimento sobre o discurso de programas televisivos não telejornalísticos e documentários, e também pela possibilidade de compreensão de discursos de grupos anti-hegemônicos que lutam para alcançar visibilidade no espaço público.
Fundamentam esta análise os seguintes conceitos basilares para a Escola Francesa da Análise do Discurso: o Ato de Linguagem, de Maingueneau (2006); o Contrato de Comunicação, conforme Charaudeau (1983); o Duplo Processo de Semiotização do Mundo, conforme Charaudeau (2005) e as Visadas Discursivas, de Charaudeau (2004).
Palavras-chave
Rede Jovem de Cidadania. Análise do Discurso. Documentário.