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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO FEMININO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO EM MINAS GERAIS
Sílvia Danizete Pereira Barbosa, Raquel Quirino Gonçalves

Última alteração: 2017-01-26

Resumo


Este trabalho consiste numa pesquisa em andamento, que busca desvelar como se dá a formação profissional de adolescentes e jovens, do sexo feminino, que se encontram em cumprimento de medida socioeducativa de internação, objetivando identificar quais as dificuldades enfrentadas para proporcionar a oferta de cursos; quais as dificuldades evidenciadas para se efetivar o cumprimento da legislação na oferta de educação profissional a adolescentes acauteladas; e quais os impactos e resultados dessa formação, na percepção das adolescentes. A pesquisa será realizada em um Centro Socioeducativo de Internação para adolescentes do sexo feminino no Estado de Minas Gerais e a análise dos dados coletados se baseará em um referencial teórico que perpassa quatro eixos temáticos, abordando: juventude em vulnerabilidade social; adolescentes e jovens do sexo feminino em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade; relações de gênero que perpassam esse contexto e educação profissional. Trazer para o meio acadêmico questões que promovam discussões a respeito da garantia de formação profissional, para grupos de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, proporciona maior visibilidade social desses indivíduos e viabiliza a articulação entre órgãos governamentais e sociedade civil, para a redução dessas desigualdades.

Palavras-chave


Adolescentes e jovens. Medida socioeducativa de internação. Educação profissional.